"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Matematicando" com o Elmer e as Gomas...

E na hora do reencontro, entre beijinhos e abraços, a Leonor, brindou os amigos com saquinhos de gomas para festejar a viagem dela à Bélgica, onde foi visitar as primas Vanessa e Letícia (as nossas amigas que há dois anos se juntaram, com a mãe, ao pai que já lá estava a trabalhar).

Depois de almoço, o Vitor escolheu o livro do Elmer para partilharmos a leitura do dia…

Os quadrados do Elmer, juntamente com os quadrados do nosso tapete…inspiraram à partilha dos saquinhos das gomas, que eram “quase” quadrados…
Depois de contados, descobrimos que tínhamos 32 sacos…Rapidamente o André ”fez contas”: 32 é mais do que 16, por isso ainda vai sobrar.”
E quantos iriam sobrar? Era a questão que tínhamos para resolver… Distribuídos 16 sacos, por 16 quadrados do tapete, só nos restava fazer a distribuição/correspondência das “sobras”… Ainda não tinha acabado de dispor os sacos e o André já estava a dizer: “Vai ficar igual a 16.”
E ficou mesmo, por isso outra questão se levantou. Olhando para a disposição dos saquinhos no tapete, o que podíamos concluir quanto ao número de sacos que cada criança podia escolher? Não foi necessário muito tempo para que “dois sacos” fosse a solução partilhada por algumas crianças.
Mas ainda podíamos “matematicar” mais um pouco. Como os sacos eram diferentes, fizemos conjuntos…e depois, contagem de elementos e comparação de tamanho dos vários conjuntos.
Chegada a hora da escolha, outro problema organizacional se colocou: quem vai ser o primeiro a escolher. Sendo a Leonor a mais novinha da turma, e utilizando o nosso “recente” “Quadro das presenças”, foi consensual que começássemos da mais nova para o mais velho, ou seja, de baixo para cima. Na “2ª volta”, fizemos o caminho inverso e o 2º saquinho foi primeiro escolhido pelo João.
Todas as crianças ficaram com um par de sacos…e a brincadeira continuou, quando usamos algumas das partes do nosso corpo que temos aos pares para apoiar ou encostar os dois saquinhos…
E, como estávamos muito felizes, com o presente da Leonor batemos palmas com sons diferentes…com sacos e sem sacos…
Estava na hora de decidir o que cada um iria fazer com os seus saquinhos a seguir. A maioria das crianças optou por abrir um dos sacos e guardar o outro. O Afonso, optou por guardar os dois e comer em casa com o pai, a mãe e a irmã Raquel.
Todos sabiam que não as podiam comer de uma só vez. O Afonso lembrou que há noite ninguém se podia esquecer de escovar os dentes… E o João até foi buscar o livro do Lambão e do Glutão para “ler” a alguns amigos.

A matemática é um "doçura"… :o)




Mas, esta semana, as partilhas entre amigos não se ficaram apenas pelas gomas... 
O Vítor, que fez anos no primeiro dia de férias, trouxe os ingredientes para o Bolo de Iogurte e festejou o seu aniversário com os amigos do JI, na segunda-feira passada. 
No final da festa ele tinha uma surpresa para os amigos... e cada um recebeu um livro de presente...


*****Bom Ano Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário