"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Professores de Ginástica"...

Hoje, terça-feira, é dia de Ginástica com a professora Manuela. Ontem a Francisca C. lembrou-se que hoje era dia de ginástica…dia em que todos devem trazer fato de treino e sapatilhas.
Mas hoje, logo pela manhã a professora Manuela veio avisar que não poderia estar presente…A desilusão das crianças transformou-se em entusiasmo quando surgiu a proposta de serem elas a organizar uma aula de ginástica.
E assim foi…A Jéssica, o André e a Francisca C. planificaram uma aula, começando por fazer um registo do material que iriam necessitar para montar um circuito.
À tarde reuniram-se para discutir estratégias e distribuir tarefas. Com a ajuda de todos os participantes, e com o material das AEC, montou-se o circuito que os três “organizadores” orientaram.
Como o professor Mário (professor de Ed.Física e que dá apoio ao 1ºCiclo) estava na escola, veio assistir à nossa aula de ginástica e deu-nos uma ajudinha nas “cambalhotas”. A nossa sessão estava a ser tão divertida que se juntaram a nós os nossos amigos do 1º e 2º Anos. Também eles deram cambalhotas, driblaram e encestaram a bola. Juntos passámos um momento “desportivo” muito divertido.
Na hora de arrumar, todos ajudaram: o Filipe do 1º Ano foi buscar uma bola que tinha sido atirada para o “rêgo” (que fica entre o muro da escola e o campo anexo) e o André deu pela falta de um arco que encontrou junto ao portão:
-Eu sabia que faltava um arco!! Nós queríamos quatro arcos e alguém trouxe mais um e ficámos com cinco. Como só precisávamos de quatro eu pedi à dona Alice para guardar um …e agora quando estávamos a arrumar só tínhamos três…Está aqui o arco que faltava.

Nesta “aula” trabalhamos não só o nosso corpo e os seus movimentos, mas também a nossa organização enquanto grupo, a escrita, a matemática….e os nossos conhecimentos de uma modalidade chamada “Basket”…

Professora Manuela, ficam aqui as imagens para que vejas como temos aprendido bem as coisas que nos tens ensinado :o)


2 comentários:

  1. Fantástica a ideia e a actividade, embora só seja possível porque foi só uma vez que faltou a professora de ginástica...
    Na Sala Fixe, não há professores de ginástica, vocês têm muita sorte em ter a professora Manuela!
    Por lá a nossa professora é que tem que tratar das sessões de motricidade também... para além de tudo o resto.
    Fica a ideia, quem sabe se um destes dias experimentamos...

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  2. A professora Manuela é professora de Ed. Física do 3º Ciclo e Secundário do Agrupamento, e a título pessoal já vem ao nosso JI há 3 anos. Os momentos que passamos com ela têm sido fantásticos a vários níveis...e, juntamente com o trabalho "de sala", têm tido repercussões bastante positivas nos anos posteriores.
    Quanto à oportunidade que surgiu, é isso que torna especial o nosso nível de ensino...Sentido de oportunidade é fundamental para o nosso trabalho :o)
    É preciso combater a ideia que os Educadores de Infância têm de dominar todas as áreas do ensino e do "entretenimento". As parcerias são uma mais valia quer para as crianças, quer para os adultos. Eu adorava ter um professor de música a trabalhar connosco...quem sabe um dia destes :o)
    Beijinhos e abraços fixes...

    ResponderEliminar