"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 4 de dezembro de 2010

"O Imperador e o Rouxinol"... Um presente de Natal...

E porque os presentes de Natal podem ser momentos inesquecíveis, esta semana recebemos o nosso presente natalício…

Fomos ao Coliseu do Porto, juntamente com os nossos amigos do 1º Ciclo, ver a peça de teatro “O Imperador e o Rouxinol”.

Recontada pelas crianças, no dia seguinte, esta história reza assim:

“Era uma vez um imperador que tinha um palácio muito belo.
Um dia ele leu nos livros que no reino dele havia um rouxinol que cantava muito, muito bem. E ele chamou as “criadas” para lhe trazerem esse rouxinol.
Elas pediram ajuda aos Samurais e conseguiram levar o rouxinol ao Imperador.
Quando o ouviu cantar, o Imperador prendeu o rouxinol com uma corda para que ele ficasse no palácio e cantasse só para ele e sempre que ele quisesse.
O rouxinol, que não gostava de estar preso, ficou triste e deixou de cantar.
E depois … E depois foi intervalo (Jéssica).
Então as “criadas”, que não gostavam do rouxinol, trouxeram outro rouxinol de dar à corda e o rouxinol verdadeiro fugiu.
O rouxinol de corda não cantava lá muito bem, mas o imperador podia ouvi-lo sempre que lhe dava corda. Mas um dia saltou-lhe uma mola e o rouxinol de corda avariou.
O Imperador ficou doente e estava quase a morrer. Quando o rouxinol verdadeiro veio outra vez cantar para ele, ele ficou forte e feliz. O rouxinol também estava feliz porque ficou livre e só vinha cantar para o Imperador quando lhe apetecia, ou quando ele lhe pedia.

Vitória, vitória, acabou-se a história.
Marmelada, marmelada, a história está acabada.”

As opiniões sobre o que mais gostaram dividiam-se entre as crianças, mas o “relógio mágico” (do edifício Palladium), o dragão/leão chinês, o rouxinol a cantar e as bailarinas foram do agrado geral…


Sem comentários:

Enviar um comentário