"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 27 de junho de 2010

"Diário de Bordo": Semana 41

“Primeiro Santo António;
Depois São João;
Depois São Pedro
Para o fim da reinação.”

Na primeira semana após o término das aulas dos outros ciclos de ensino, e a duas semanas de também o nosso ano lectivo terminar, as nossas aventuras foram partilhadas com os nossos amigos que, já em férias, ficam no ATL e por amigos que, já não andando alguns na nossa escola, aproveitam estes dias para nos visitar, como foi o caso da nossa amiga Juliana, do Bruno, irmão da Jéssica, da Raquel, irmã do Afonso e do Licínio, irmão do Gonçalo, e que mais uma vez nos deu uma ajuda preciosa…

E nada melhor do que começar a semana com uma vitória…Durante o jogo de futebol Portugal -Coreia do Norte, não faltaram motivos para festejar… Sete vezes Gooooooooloooooooooo…

A dona Elisa e o Licínio, com a ajuda dos mais pequeninos, puseram a máquina da relva a trabalhar e transformaram a erva já alta num fantástico relvado. E foi este espaço que, para além de permitir uns belos pontapés na bola, permitiu-nos também estender as toalhas para nos secarmos depois de uns belos mergulhos na piscina que a Vera nos ajudou a montar… 
E como não pudemos ir à praia, que seja a praia a vir até nós… Sem nunca nos esquecermos de nos protegermos do Sol… e de aproveitar a sombra das árvores para um belo descanso depois de almoço…E até houve quem tivesse direito a uma sessão de massagens … com protector solar…
Mas não tendo praia, não nos falta campo e já que nos dedicamos à jardinagem, aproveitamos para podar as nossas plantas do “Canteiro” e fazer ramos de ervas aromáticas. Segundo o Gonçalo F. eu até parecia uma “agricultora jardineira”.
Com os raminhos de tomilho, alecrim, alfazema, caril, louro, menta e santolina enchemos cartuchos de papel que levamos para casa para partilhar os aromas…

E foi pelo verde que demos um passeio até casa do Filipe, pois a Rali (a filha da Tita adoptada pelo Filipe e que inicialmente se pensava que era um macho) deu à luz uma ninhada de cinco coelhinhos. E vimos também as plantas de girassóis que o Filipe levou da nossa Horta e que transplantou em sua casa. Estão duas plantas fortes e quase da altura dele. Também vimos dois vasos de morangueiros que são da sua avó…e já tem mais plantas e frutos do que os nossos.
E foi aos avós que também fizemos uma homenagem..."Para o avô e para a avó...num abraço só"...

Passeando ainda pelo verde, sentido o fresquinho da manhã e o cheirinho do eucalipto, visitamos o monte do Gonçalo A. onde os pinheirinhos, que plantámos em Março, estão a crescer agora à sombra dos fetos que entretanto ficaram muito mais altos.

Mas a aventura mais esperada estava guardada para o último dia da semana…A visita ao Sea Life e ao Parque da Cidade, foi partilhada com os nossos amigos do JI de Vila Cova.
Já perto do Sea Life o André reconheceu o caminho e serviu de guia aos amigos, alertando-os para a passagem pelas rotundas de Matosinhos e pelo Castelo do Queijo.
Entrando no mundo do fundo do mar o entusiasmo era enorme assim como o deslumbramento do olhar e a excitação das palavras… Tantos peixes e outros animais que só tínhamos visto nos livros, ou na televisão…e agora ali tão pertinho do nosso olhar.
No final da visita, o Parque Infantil também fez as delícias das crianças que subiram, desceram, escorregaram e pularam. Tanto exercício fez aumentar o apetite que foi saciado num lanche que fizemos no Parque da Cidade, reforçado pelo bolo de chocolate, que a Sara, irmã mais velha do Gonçalo e do Licínio, fez especialmente para nós... Obrigada Sarinha.
Depois de recuperar as energias, ainda houve tempo para correr por entre as árvores, abraçá-las e trepá-las. As corridas prolongaram-se pelos longos relvados atrás dos patos bravos que levantaram voo em direcção ao Pavilhão da Água, que algumas das crianças já tinham visitado. E foi numa corrida por entre as árvores que o Filipe, entusiasticamente, chamou por mim:
-Cristina, Cristina, vem cá ver o que eu encontrei!!!!
Pensei que tinha encontrado algum pequeno animal, mas quando passei as árvores vi dois enormes tufos de alfazema…
- Já viste que aqui também tem plantas aromáticas iguais às da nossa escola?!!

E foi assim, de uma forma “perfumada”, que regressamos ao Jardim de Infância cheios de novidades para contar aos Pais que estavam à nossa espera…
*****Boa semana Amigos*****

1 comentário:

  1. Durante o ano acompanhamos este espaço de excelência, revelador de aprendizagens, de sensibilidade, e muito afecto , qye traduz grande qualidade na educação pré escolar.

    Desejamos a toda a equipa ( adultos e crianças) umas boas férias , um bom descanso e até para o ano. Cá nos encontraremos:) Esperemos :)

    Abraço

    Equipa PalavrasM

    ResponderEliminar