"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 12 de junho de 2010

"Diário de Bordo": Semana 39

"Ó meu rico Santo António
Ao colo tens o menino
Põe-me a mim no outro braço
Que ainda sou pequenino."

Panos, cadeiras e molas foram os objectos necessários para que se montassem duas tendas que ocuparam longos minutos os “arquitectos da brincadeira”…Com o regresso da chuva e as ausências da “Magricela”, como chama a Verinha à varicela, esta semana montamos, literalmente, a “tenda na sala” :o)

A uma semana do “Arraial” intensificam-se os preparativos para o evento do Agrupamento que reunirá os alunos de todos os graus de ensino, e no qual a nossa turma apresentará uma história dançada… Desta vez o ensaio de “O Lobo e os 7 Cabritinhos”, feito com a professora Maria, foi já com algumas roupas e com alguns acessórios do cenário que usaremos no dia do espectáculo. Esta sessão até teve direito a filmagem e depois a um visionamento das imagens para que pudéssemos analisar a prestação de cada interveniente de forma a corrigir posições e posturas. Foi muito interessante ver como as crianças conseguem ter uma visão crítica de si e das outras de forma a melhorar um trabalho de grupo… E foi também com o espírito de uma verdadeira equipa que se organizaram para arrumar todos os adereços. Depois cada uma tratou de trocar de roupa e ajudar na reorganização da sala.
No Jardim de Infância todos os momentos têm uma intencionalidade educativa e este momento permitiu às crianças revelar as suas competências na área da Formação Pessoal e Social relativamente à sua capacidade de espírito crítico, autonomia e independência.

O avô Benjamim auxiliou-nos também na “construção” de uma porta que agora a Vera (a animadora do Prolongamento de Horário) vai dar “uma mãozinha” para a tornar mais colorida…e credível  :o)

Quem nos veio dar também “uma mãozinha”, ou melhor, “duas mãozinhas” foram a Catarina e o Marco, estagiários do curso técnico-profissional de Informática que estão na nossa escola com as turmas do 1º Ciclo. Claro que o jogo que o Marco instalou, num dos nossos computadores, com carros de corrida fez a delícia dos rapazes que andaram por ali a “acelerar” e a fazer “peões” durante algum tempo.

O Tempo também fez algumas revelações: afinal o coelhinho “Rali” do Filipe é uma coelhinha que agora se chama Sally (nome da namorada do Faísca do Cars) e a “Rita” do André afinal é um macho a quem ele já rebaptizou com o nome de “Doces”…

Doce foi também o resto da semana que foi preenchido com conversas e histórias que apelaram a mais “brincadeiras” e sorrisos…


*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário