"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 6 de junho de 2010

"Diário de Bordo": Semana 38

"Para Junho guarda um toco e uma pinha, e a velha que o dizia guardados os tinha."
Provérbio português

E na semana em que terminou o mês de Maio e se iniciou o mês de Junho, a Varicela continua a “pintar” a malta…e agora com mais “pintinhas” e mais “gordas” … Por isso esta semana continuamos a ter baixas acentuadas no “plantel”…
Mas, entre ausências e regressos, o ritmo dos “treinos” mantém-se com quem está apto a “jogar” e todos sabemos que nesta faixa etária o Jogo é um facilitador das aprendizagens e do desenvolvimento da criança…

Quem primeiro entrou no “Jogo” foi a Educadora Ana, que nos trouxe a história do “Balãozinho Vermelho” num Fantoche de Luva.
Click to play this Smilebox collage:
Create your own collage - Powered by Smilebox
A free picture collage by Smilebox

O Gonçalo A. trouxe umas raquetes especiais, que recebeu de presente nos anos, e com as quais jogámos muito e nos divertimos imenso.
No Dia Mundial da Criança divertimo-nos imenso com os jogos que a professor Manuela nos ensinou.

Com a poesia “Xadrez”, de Sidónio Muralha, brincamos com as palavras e com o preto do carvão e o branco da farinha e do giz. Também brincamos com os quadrados do Xadrez e com outras formas geométricas.

É branca a gata gatinha
é branca como farinha.
É preto o gato gatão
é preto como carvão.
E os filhos, gatos gatinhos,
são todos aos quadradinhos.
Os quadradinhos branquinhos
fazem lembrar mãe gatinha
que é branca como a farinha.
Os quadradinhos pretinhos
fazem lembrar pai gatão
que é preto como o carvão.
Se é branca a gata gatinha
e é preto o gato gatão,
como é que são os gatinhos?
- os gatinhos eles são,
são todos aos quadradinhos.

Sidónio Muralha (n. 28 Jul 1920 Lisboa; m. 8 Dez 1982 Curitiba -Brasil)

O Leandro trouxe uma caixa do “Cars” cheia de lápis e aguarelas que fez as delícias dos amigos. Sim, as delícias dos amigos, porque ele não “morre de amores” por estas coisas dos “riscos e pinceladas” e por isso aproveitou o entusiasmo dos colegas para encher o seu placar de trabalhos que, em jeito de agradecimento, os colegas lhe ofereceram :o)

Aproveitando uma conversa sobre um desenho que o Gonçalo A. fez para oferecer à sua Terapeuta da Fala, falamos sobre detalhes do nosso rosto… e nesta altura uma dúvida “saltou” para a conversa: “Os dinossauros também tinham pestanas?!!” E com a mesma rapidez que “saltou” a dúvida, também “saltou” um livro da Biblioteca sobre “Dinossauros”, que apesar de nos ter satisfeito outras curiosidades sobre estes animais, não foi muito esclarecedor quanto à questão das “pestanas”. Contudo, tendo em conta que a função das pestanas é impedir a entrada de poeiras e o excesso de luz, acreditamos, que mesmo não sendo visível nos desenhos talvez os dinossauros tenham tido pestanas…Ou talvez não, se pensarmos que os dinossauros pertencem à classe répteis e, dos répteis que conhecemos, não termos visto pestanas em nenhum deles. Vamos ter que investigar melhor esta questão, que se não tivesse sido colocada nesta fase final do ano poderia ter dado “pano para mangas”.

No último dia da semana a turma ficou reduzida a menos de metade. Aproveitando uma parede das traseiras fizemos Grafittis com giz e borrões com os balões de água que o Leandro trouxe, e com os quais fizemos “lançamento ao alvo”.

E como foi dito inicialmente, sendo o Jogo um facilitador de aprendizagens, e estando nesta faixa etária as aprendizagens interligadas de uma forma especial, no fim do jogo da diversão há o jogo da arrumação… Por isso todos os pedacinhos de balões que ficaram espalhados pelo chão foram apanhados e colocados no balde amarelo do nosso “ecoponto”… porque a protecção e preservação do Ambiente é algo com que nos devemos preocupar todos os dias…



*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário