"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 20 de junho de 2010

"Diário de Bordo": Semana 40

Ó Anjo da minha guarda
Quem vos varreu o terreiro?
As cachopas de Alpedrinha
C'um raminho de loureiro.
Cobriu-se todo de flores,
S. João que bem que cheira.
Na noite de S.João
Vou fazer uma fogueira
Com folhas de verde louro
Com rosmaninho que cheira.
Hei-de deixar ao relento
Uma folha de figueira
Se S. João a orvalhar
Hei-de encontrar quem me queira.

in Velhas Canções e Romances Populares Portugueses
de Pedro Fernandes Thomás, Coimbra: F. França Amado Editor, 1913


Esta foi uma semana cheia de acontecimentos…tão cheia que não sobrou muito tempo para dedicar a este espaço… Por isso, hoje vai ficar um breve resumo e posteriormente veremos as imagens.



Na segunda-feira como foi peixe à hora de almoço, antes da hora de saída começaram a ouvir-se alguns “ratinhos” no estômago de algumas crianças… Para sossegar a “roeza” fizemos um jogo com… bolachas…

Na terça-feira, a convite do Director, a nossa turma participou, juntamente com todas as outras crianças do Agrupamento numa acção de apoio à selecção nacional, que até teve direito a reportagem televisiva.

Na quarta-feira fomos à EBI ensaiar no palco onde iríamos actuar no sábado. Todo aquele espaço fez-nos sentir um pouco “perdidos”, mas foi muito bom experimentarmos aquele espaço imenso, comparado com a nossa sala, ou com o espaço do polivalente onde por vezes ensaiamos…

Na quinta-feira o Dr. Sérgio (o psicólogo do Agrupamento), à semelhança do ano passado trouxe consigo o Didgeridoo e falou-nos sobre a sua história (que podem ler no post do ano passado)… Ouvimos o seu som e mexemos o nosso corpo ao som deste instrumento… Mas este dia era um dia para ouvirmos o som de outros instrumentos: o pai da Martinha, agora no 1º Ano, trouxe dois amigos consigo que, tal como ele, tocam na banda KOMITÉ KAVIAR, a banda que acompanha o cantor Pedro Abrunhosa. Mas neste dia a estrela era Paulo Praça (guitarra e vozes) que nos cantou três canções, com letras de valter hugo mãe: “Arquitectura da Ecologia” (a minha favorita), “(Diz)A Verdade” e “À força da nossa voz”, acompanhado pelo Miguel Barros, no baixo, e Pedro Martins, na bateria. Toda a gente gostou deste “mini-concerto”, sempre acompanhado com entusiasmo e muitos aplausos. Mas fazendo este música/cantor parte do projecto “Amália Hoje”, não podia deixar de cantar a canção que todas as crianças conhecem… “Gaivota” …e as vozes afinaram-se, em especial no refrão “…Que perfeito coração, no meu peito bateria.”

Na sexta-feira ultimamos os preparativos para a nossa apresentação no “Arraial”, a festa de “encerramento” do ano lectivo. A Maria ofereceu-nos uma flor a cada um de nós e participamos na festa de despedida dos nossos amigos que tendo completado o 1º Ciclo da escolaridade obrigatória, no próximo ano lectivo irão estudar para outra escola.

… E no sábado, à hora marcada, lá estávamos nós preparados para subir ao palco e dançar a história “O Lobos e os 7 Cabritinhos”… E foi muito divertido receber todos aqueles aplausos no final da nossa apresentação e muito reconfortante sentir o olhar e o sorriso embevecidos dos Pais… Obrigada pela vossa presença e constante colaboração…

*****Boa semana Amigos*****

1 comentário:

  1. Pois vi a reportagem da vossa participação e gostei muito, parabéns a todos por apoiarem a nossa selecção de uma forma tão entusiasta!
    Hum... que famosos ficaram!
    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar