"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Quando aparecem amigos que também gostam de brincar...

No JI passa-se o dia a Brincar. 
Umas vezes brinca-se aquilo que nós, as crianças, desejamos, outras vezes aquilo que os adultos querem que brinquemos com eles. 
E hoje tivemos muitos adultos a querer que brincássemos com eles...

A Cristina trazia cascas de legumes e fruta para as minhocas da vermicompostagem. E quando abrimos a tampa do vermicompostor, descobrimos que as minhocas não gostam de cascas de kiwi, pois eles estavam sem polpa, mas com a casa intacta. E depois de brincarmos à limpeza do vermicompostor e à descoberta de minhocas, espalhamos o novo alimento para que elas se possam alimentar e produzir mais composto.


Cedinho, chegou também o professor Orlando para nos "dar música". Com guitarra, vozes e tubos sonoros, brincamos à música.



Estávamos nós a tentar que o professor Orlando brincasse connosco dançando a canção "Mi mascota", quando chegou a Aida...e brincamos todos.

Um abraço pinguim para dizermos "olá" à Aida (que passou o resto da manhã connosco) e "até para a semana" ao professor Orlando.

E porque a Aida estava cá, fomos logo chamar os amigos da Sala Amarela para brincarmos todos juntos.
Dançamos e rodopiamos de lá para cá e de cá para lá.





Depois, como as barrigas de lá e as barrigas de cá já não estavam para brincadeiras, fomos lanchar todos... nós, do lado de cá e os nossos amigos, do lado de lá.


A professora Dulcinea, apareceu logo a seguir cheia de vontade de brincar connosco... E lá fomos nós brincar com os dados de madeira, entre contas e descobertas. Sabiam que a soma das pintinhas das faces opostas (costas e barriga do cubo) tem de dar sempre sete?! Pois se não sabiam, ficaram a saber que a face oposta ao um é o seis, ao dois o cinco e a ao três o quatro.
Enquanto somávamos pintas, os nossos amigos mais pequeninos brincavam com a contagem de palhetas.

Para a Aida fizemos um dado com botões para ela conseguir "ver com as mãos" as pintas.





Antes de almoço, ainda tivemos tempo para vir brincar no frio do recreio...bem agasalhados para não constipar, porque estava mesmo muito frio.
O Leandro e o Tomás, que têm as suas galochas no JI, não resistiram a duas poças de água muito apetitosas para chapinhar...Como é bom brincar.


Nós gostamos de brincar com os adultos e pareceu-nos que os adultos também gostaram de brincar connosco...
Mas de tarde, quem decidiu a que brincar fomos nós, porque também sabemos muito bem organizar as nossas brincadeiras. 

BRINCAR É BOM...E FAZ BEM À SAÚDE...

Os Baixinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário