"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Vamos lá então (pros)seguir caminho ...

Setembro é sinónimo de início de um novo ano. Não se lhe mudam os dígitos, mas acrescentam-se-lhe os do ano civil que se lhe segue. E é nesta perspetiva de futuro que uns regressam a um percurso que se espera continue a ser significativo para a sua formação e outros iniciem esta sua caminhada.
Para uns será o regresso a um grupo de pessoas que já conhecem e a um espaço que lhes é familiar. Para outros será a sua primeira experiência “a solo”, fora da “proteção” familiar.

Na sua chegada ao Jardim de Infância (JI), as crianças vão ocupar um tempo e um espaço preciosos na sua formação, não só académica, mas essencialmente como pessoas e cidadãs. É no JI que vão, de certa forma, começar a construir o seu “destino”. E é assente nesse princípio que desejo conseguir gerir emoções e conquistar afetos para conseguir partilhar com as crianças o despertar de interesses e motivações e o desenvolver de habilidades e competências que lhes serão úteis não só na vida da escola, como na “escola da vida”.

No meio de muita curiosidade, muita conversa, muitos sorrisos, muito afeto, haverá dinâmicas que necessitarão ser adequadas, ruído a ser silenciado, lágrimas a ser enxutas… e alguns “ralhetes” e “caras zangadas” sempre que se tentem ultrapassar os limites definidos, pois as crianças ainda não têm capacidade para definir as linhas que separam o possível do desejável.

É meu desejo que estes momentos partilhados ajudem as crianças a crescer respeitando e cultivando as amizades, conquistando o conhecimento e comprometendo-se a “fazer bem”… Em suma, a serem felizes!

Espero, sinceramente, levar às famílias das crianças, as emoções, os conhecimentos que se partilham no JI e que nem sempre estão evidentes em Projetos Educativos ou Planos
de Turma, ou se podem afixar nas paredes ou arquivar em dossiers, portefólios, ou outros registos formais. Com os docentes de outros níveis de ensino com quem habitualmente estabeleço parcerias não partilharei “receitas”, mas partilharei dúvidas, conhecimentos, ideias e afetos porque é com essa “receita” que se constrói a Educação.


A Educação Pré-Escolar é consagrada pela Lei-Quadro (Lei nº 5/97) como a primeira etapa da educação básica, sendo a sua tutela pedagógica assumida pelo Ministério da Educação. Como tal estarei atenta às políticas educativas emanadas, não deixando que “destabilizem” o tempo que partilho com as crianças, pois como diz o professor José Pacheco Quem dera que todas as escolas fossem lugares onde se permanece o tempo preciso para realizar o projeto de um sonho. Lugares de onde se parte para levar sementes de um sonho para outros lugares, ou para deixar que o sonho de fazer crianças mais felizes prossiga.”


Sem comentários:

Enviar um comentário