"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Uma primeira semana a todo o vapor...

   E já passou uma semana de convívio...Aquela semana em que tudo parece novo, mesmo já não sendo. São os amigos que mudaram de sala, é a sala que mudou os espaços, são os espaços ocupados agora por gente nova e a gente a tentar reencontrar-se com a gente. 
  O início de ano letivo é sempre um pouco estranho para quem continua. Sentimos falta dos que foram e estranhamos os que vieram.
   Com o passar dos dias, buscam-se empatias e afinidades e tenta-se reagrupar o grupo. E ao fim de uma semana, como os que chegaram colaboraram, já nos começamos a sentir "O GRUPO".
   Parecia que ia ser uma semana para começar devagarinho, mas a Natureza que nos rodeia e os nossos vizinhos, trataram de planificar e preencher as nossas brincadeiras.

Segunda-feira: 

Depois de na sexta-feira passada, o pai Jorge nos ter dado uma mãozinha na colocação dos placares das crianças novas...


...foi tempo de trabalhar a motricidade fina, a entreajuda e a organização da "mão-de-obra", a retirar os autocolantes de algum material que vamos usar durante o ano.
   Já pensaram o quanto autocolantes com códigos de barras podem ser divertidos?!

"Tira, tira...", dizia o João, "...para depois pores no Facebook. " 



Terça-feira:

   E a pensar ir "devagarinho", chegaram a mãe Paula e a Inês... com uma espiga de milho-rei.
   Uma espiga de milho-rei tem imenso potencial no mundo das ideias...e elas começaram a saltar das nossas cabeças sem parar: 
-Ver um campo de milho, fazer uma desfolhada, falar com o senhor Melro para visitarmos o moinho e ver moer o milho, visitar a avó Alice (avó da Margarida, do João e da Beatriz) para ela nos ensinar a fazer broa de farinha de milho, ler um livro e amassar pasta de farinha...
   Ler um livro e fazer pasta de farinha era a única coisa possível fazer no imediato, por isso não perdemos tempo.






   Alegremente enfarinhados, amassamos, enrolamos e esticamos e juntamos castanhas, nozes e bolotas.

   E foi com frutos secos que o João propôs um ensaio fotográfico:


   Com as crianças a passar cada vez mais tempo na escola, é nosso lema que a nossa sala se pareça cada vez mais com uma casa. 
  Depois de o ano passado termos herdado um sofá da nossa amiga Rosa, este ano herdamos um candeeiro de pé. Hoje foi dia de ler uma "história de candeeiro"...
  E as honras da estreia foram para o livro "Hoje não quero dormir", de Alexandre Honrado, com as maravilhosas ilustrações de Natalina Cóias. Não poderíamos ter escolhido melhor livro para acendermos o nosso candeeiro das histórias.
  Houve alguém que não resistiu ao título do livro...e outros que decidiram que os livros seriam um bom título para o seu dia.



Quarta-feira:

  A mãe Paula, depois de nos ter presenteado com uma espiga de milho-rei, neste dia trouxe-nos três sacos de espigas para fazermos uma desfolhada...ou uma "espigada", como gosta de lhe chamar a Inês.
  Convidamos os amigos do 1º Ciclo e foi muito divertido encontrar algumas espigas de milho-rei, com direito a beijinhos e a "passou-bem". 





  Já estava a terminar a desfolhada, e a dona Rosa, a vizinha do quintal ao lado, chegou-se ao muro e perguntou se queríamos ir desfolhar umas espigas que ela tinha ali em meia-dúzia de pés e a seguir veio o convite para vindimar com ela... Um convite irrecusável!!






  Foi tão bom sentir o cheiro das uvas e de comer as uvas morangas/americanas que a dona Rosa apanhou para nós numa videira próxima. 
  A casa da dona Rosa parece um verdadeiro museu...tem instrumentos já bastante antigos e bem bonitos. 
  Foi tão divertido triturar as uvas que vindimamos naquela trituradora manual, com uma roda belíssima. 
  Gratos dona Rosa, por este momento inesquecível.


Quinta-feira:

 Para a semana já temos uma festa de aniversário, por isso já começamos a tratar dos nossos "sacos presente", com a matemática das cores, das formas, das quantidades, dos conjuntos e relações biunívocas.  



  E depois de termos metido as mãos na tinta foi tempo de lhe metermos os pincéis e os carimbos.



  Estávamos nós no Parque, quando ouvimos o barulho de uma máquina e vimos "folhinhas" verdes pelo ar. O Rodrigo achou que andavam a cortar relva, por isso fomos ver. Andavam a cortar os pés de milho para fazer silagem, que vai alimentar as vacas. Sabiam que se mistura sal para que depois as vacas bebam mais água e engordem mais?! Além do cheiro a "verde" do corte das canas ("Parece mesmo o cheiro da relva" disse o João), tanta coisa que aprendemos hoje sobre esta prática da conservação da forragem para a alimentação dos animais, logo ali no campo, do outro lado da rua...foi só atravessarmos direitinho a passadeira. 
   Gratos dona Maria e dona Lurdes por nos terem permitido "ajudar" a compactar a silagem.




Sexta-feira:

  Hoje estreamos o nosso projetor multimédia em jeito "sesta de olhos abertos". "Só faltam as pipocas." disse o Leandro. Hoje não houve "pipoquice", mas com tanta conversa sobre o milho não vão tardar Leandro.

E o filme que estreou este nosso espaço foi "Maria Flor".


  E em modo "Festival de Curtas Metragens", ainda vimos "Aprender a aprender", "Uma questão de atitude" e "A maior flor do mundo".

  Depois ainda ouve tempo para o "Ruca", para cantar e dançar ao som de alguns vídeos de músicas conhecidas e jogar Jogos Friv, em versão ecrã gigante. Os jogos do ambiente de trabalho são, na sua maioria, os da "Bia e Kiko", mas à sexta-feira é dia de jogos on-line, e estes são os favoritos da malta.



 A nossa "Hora da Fruta" continua a ser um projeto em que os Pais entram como "patrocinadores", os filhos como "consumidores" e, os "adultos da casa", como "cortadores" e, em raros casos, "descascadores".


  E assim terminou a nossa semana que foi passada entre os amigos do 1º Ciclo, que nos seus intervalos nos vêm visitar e desfrutar das ofertas do JI, e de muitas brincadeiras.



  Um fim-de-semana cheio de sorrisos...

Sem comentários:

Enviar um comentário