"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Deixem entrar as visitas

O nosso dia hoje foi dedicado a receber as nossas visitas.

De manhã veio o agente Ferreira, da Escola Segura, conversar connosco sobre comportamentos que devemos adotar, de forma a preservar a nossa segurança rodoviária.


À tarde veio a nossa amiga Aida, que trouxe a sua máquina de escrever e escreveu todos os nossos nomes completos...


Depois fizemos um jogo com a Aida. Colamos os nossos nomes em letra de imprensa maiúscula, no mesmo cartão onde colamos o nosso nome em Braille e baralhámos todos os cartões. Depois a Aida verificou se os seus cartões tinham sido colados no sítio certo...Ou melhor, nós é que verificámos se a Aida não nos tinha "enganado", pois levantaram-se algumas "dúvidas" se a Aida não estaria a escrever os nomes "à sorte" :-)


Ao dizer os nossos nomes completos à Aida, percebemos que para além dos nomes próprios iguais, também havia alguns sobrenomes. E fomos descobrir nos cartões as "palavras iguais".


A Aida trazia mais um presente para nós. Um abecedário em minúsculas (por isso escreveu os nossos nomes com minúsculas e sem acentos ou cedilhas) e os números de zero a nove. 
Como o Braille é só escrito com seis diferentes "conjuntos" de "picos", esta escrita usa alguns "truques". Um deles tem a ver com a escrita dos números. Antes da escrita de um número existe um um conjunto de "picos" em forma de "L" ao contrário, para que os cegos distingam a diferença entre o "1" e o "a" já que ambos são escritos apenas com um "piquinho".


E a escrita dos nomes dos nossos amigos da Enxara do Bispo, já está em progresso :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário