"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

"Quimicando"...

E depois de ontem termos sido visitados pela professora "Manela", hoje foi a vez da visita da professora Ana Narciso, que também é professora de Física e Química do irmão do Tiago.

Trouxe quatro experiências muito simples e que podemos experimentar em casa sem perigo de provocarmos uma explosão...

Na primeira experiência utilizou uma técnica, que se chama cromatografia e que nos permitiu separar as cores que constituem as cores secundárias que conhecemos.
Numa tirinha de papel, ou de filtro de café, faz-se uma bolinha com um marcador. Quando colocamos a tira num copo com álcool no fundo, podemos ver a separação das cores, como por exemplo do azul e do amarelo que juntas formam o verde...




Na segunda experiência fizemos uma reação química psicadélica, onde as cores dançavam e o leite se escondia.
Para isso precisamos apenas de leite, corantes e umas gotinhas de detergente da louça.



Na terceira experiência aprendemos a conhecer o estado do ovo quando o pretendemos consumir. Se mergulharmos o ovo em água e ele for ao fundo é porque está fresco e bom para ser consumido, se subir um bocadinho, já terá alguns dias mas ainda pode ser consumido. Se flutuar o melhor é não comer aquele ovo de maneira nenhuma.


Mas também aprendemos que se misturarmos sal na água e a tornarmos salgada, um ovo bom não desce até ao fundo, mas flutua. Isto acontece porque a água salgada é mais pesada que a água doce, por isso é mais fácil nadarmos na água do mar (se não tiver ondas) do que na água da piscina...porque, tal como o ovo, é mais fácil flutuarmos na água salgada do que na água doce.

E para finalizar esta tarde cheia de "magia" enchemos um balão e uma luva sem soprarmos. 
Com a ajuda de bicarbonato de sódio, que colocamos dentro do balão e da luva, e vinagre que colocamos no tubo de ensaio e no frasco, quando estas duas substâncias se misturaram formou-se um gás que encheu o balão e a luva, respetivamnete. 
No início o João precisou da pandeireta para afastar o seu desagrado pela proximidade de balões cheios, mas depois também o João fez magia e tornou-se um super herói quando decidiu experimentar pegar no tubo de ensaio e apertar e levar o balão a passear pela sala. Bravo João...
Também aconteceu magia quando o Tiago soltou o balão do tubo e a professora Ana soltou a luva do frasco...Pareciam aviões a jato. E nós soltamos muitas gargalhadas :-)




Sem comentários:

Enviar um comentário