"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Higrómetro natural...

As pinhas e as Rosas de Jericó são higrómetros naturais. Os higrómetros são aparelhos que servem para medir a humidade do ar. 
(Quando a professora Ana voltar cá, vai trazer-nos um higrómetro que tem no laboratório. Ela também gostou de ver a nossa experiência).

Esta semana trouxemos duas pinhas abertas e uma Rosa de Jericó fechada. e observamos o que acontece a ambas quando a humidade aumenta à sua volta. Para acelerarmos a experiência usamos água, onde enfiamos as pinhas abertas e a Rosa de Jericó fechada.




Percebemos que, para proteger as suas sementes (pinhões), as pinhas quando chove fecham-se a Rosa de Jericó, com a água, abre.


"Rosa de jericó (Selaginella lepidophylla) A rosa de jericó, também conhecida como flor da ressurreição, é uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio e na América Central. Durante longos períodos de tempo estas plantas vivem em regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se como qualquer outra planta, até o meio ambiente deixar de lhes favorecer uma existência saudável. Quando chega essa altura, as flores e as folhas secas caem e os galhos secos encolhem-se, formando uma bola. As plantas retiram as suas raízes do solo e permitem ao vento transportá-las pelo deserto, até chegarem novamente a um sítio húmido onde podem continuar a crescer e a propagarem-se. A bola volta a abrir-se totalmente e a soltar as suas sementes, que germinam. Assim que entram em contacto com água, as jovens plantas de aspecto seco começam rapidamente a florescer. Pode dizer-se que estas plantas “sentem” o que fazem durante este processo, visto que não se mantêm necessariamente no primeiro sítio onde param, mas investigam o local para verificarem se é adequado ao crescimento. Ali podem ficar, e crescer, ou então mudam-se várias vezes."

Um dia depois revertemos o processo com a ajuda do Sol...




Sem comentários:

Enviar um comentário