"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Com o S. Martinho comeram-se as castanhas e recebemos a visita do ouriço-cacheirinho...

E com o S. Martinho vieram também a Clarisse, a Soraia e a Mami, uma fêmea de ouriço Pigmeu Africano. Juntamente com o Ouriço Orelhudo são as duas raças de ouriço-cacheiro que podem ser consideradas "domésticas". O Ouriço Europeu, aquele que nos é mais familiar, é considerado um animal selvagem e por isso não deve ser mantido como animal de estimação. É muito importante cuidarmos da sua preservação, porque estes ouriços são animais insectívoros e são  um amigo precioso das nossas hortas e jardins. 
Para nos ensinar imensas coisas interessantes e importantes sobre estes animais tão simpáticos, vieram da Maia as nossas amigas dos Amigos Picudos. Para lhes retribuirmos a simpatia, oferecemos-lhe alguma comida de gato (que os ouriços gostam) e rolos de papel de cozinha que lhes irão ser muito úteis nos cuidados que oferecem a estes animais, não só para lhes limpar as caixas, mas também para riparem e lhes forrarem o chão e fazerem ninhos para os ouriços mais pequeninos.
Também lhes oferecemos uma recordação nossa:




 E depois divertimo-nos a "ouriçar" nos nossos trabalhos de expressão plástica...


À tarde, a lenda de S. Martinho deu um ar da sua graça e numa nesguinha de sol, aproveitamos para manter algumas tradições...Houve fogueira para assar algumas castanhas (a maioria foram assadas no Café da dona Ana), com direito a saltos e a muita "farrusquice"... Tudo isto em brincadeira com os nossos amigos do 1º Ciclo.





E para finalizar um abraço de Parabéns aos Pais que trataram dos cartuchos. Com mais ou menos criatividade, mas com igual utilidade, todas crianças exibiam orgulhosamente o cartucho que o pai, a mãe ou os irmãos ajudaram a fazer... Um verdadeiro trabalho de equipa, como se deseja que seja o trabalho realizado no Jardim-de-Infância...



Um Obrigado especial à Luciana, que, no dia de ontem, se lembrou de trazer mais dois cartuchos para as duas adultas da sala :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário