"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dar e receber... carinhos quentes :-)

Todos gostamos de receber presentes, mas também temos de aprender o prazer de oferecer.
E desde cedo devemos cultivar este prazer. Nestas idades nem sempre é fácil a partilha e a oferta. Pensar no outro e naquilo que lhe agrada é um exercício que deve ser feito,  mas que nem sempre se revela fácil.
Por isso, aproveitamos o frio que se faz sentir nestes dias, para partilhar e oferecer carinhos quentes transformados em sacos de sementes de trigo com alfazema, que a Luciana fez.
 
Experimentamos aquecer um no micro-ondas 2 minutos, em contagem decrescente, e sentir o seu cheirinho a alfazema e o calorzinho nas nossas mãos frias.
Com 13 sacos fizemos conjuntos com os diferentes tecidos. Com 13 sacos de papel fizemos conjuntos com as diferentes cores do Pai Natal, a que, mais tarde, fizemos corresponder um estrela de lã, um duende e uma mola de madeira.
 
Escolher um saco de sementes, um saco de papel e a cor da mola de madeira, não se revelou uma tarefa fácil, pois tínhamos de pôr de parte os nossos gostos pessoais e pensar no que o amigo, que tínhamos escolhido para oferecer o presente, gostaria realmente.
Depois de algumas "tentativas falhadas", as crianças mais velhas foram percebendo as "regras deste jogo" e deram uma ajudinha aos mais pequenos, alertando-os para os gostos do amigo que iria receber o presente.
Na hora da troca foi fácil para as quatros meninas presentes, porque optaram por fazer troca direta, mas os rapazes baralharam um pouco mais o "jogo" e foram escolhendo quem posteriormente ou anteriormente não os tinha escolhido. Isso provocou algumas situações que se tornaram "inesperadas", pois houve momentos em que uma criança tinha dois presentes e outra nenhum. Mas no fim tudo acabou bem dividido e com "resto zero"...Ou melhor, sobraram 3, porque o frio constipou 3 amiguinhos...

E agora ficamos todos bem mais felizes por dar e receber...e também mais quentinhos...
Vamos lá espalhar carinhos quentes...
Na nossa sala continuamos muito empenhados nessa tarefa e, dia 17 de Dezembro, acreditamos que vamos dar uma ajuda preciosa a quem ajuda quem mais precisa....

Sem comentários:

Enviar um comentário