"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Não há chuva que nos pare...

A semana foi de chuva, mas os seus pingos, por vezes bem fortes, não nos impediram de pôr em prática as nossas habilidades.
 
E uma dessas habilidades (e necessidades) é a capacidade de sonhar no "ninho dos sonhos" que, à semelhança do ano letivo passado, continua a ser um momento bem sucedido... E este ano a cobra Gabriela também dá uma ajudinha na hora do embalo...sempre acompanhado pela música, ou por uma história.
 
E como dormir nos ajuda também a crescer, não nos podemos esquecer daquele dia especial que nos lembra que todos os anos crescemos. Por isso escolhemos os nossos presentes de aniversário que vão ficar guardados no "Quadro de Aniversários", até que o nosso dia especial chegue. (Para o Paulo e para o Pedro esse dia já chegou em Setembro, por isso já levaram o seu saquinho de presentes - um caderno, uma caixa de marcadores, uma borracha/safa e uma tesoura).
 
 
 
E uma outra forma de marcarmos a passagem do tempo, chama-se "estações do ano"...e o Outono continua a morar no nosso recreio...Por isso, às vezes vamos visitá-lo e trazemos um pedacinho das suas cores e sabores para a sala.
Desta vez, descobrimos nozes das nossa nogueira e visitamos as outras árvores da nossa escola, entre elas, tílias, pinheiros, um limoeiro, uma macieira e uma ameixoeira...e até descobrimos framboesas e sentimos o cheirinho das uvas da ramada da avó Fátima. Também descobrimos casas de caracóis...sem caracóis.

 
Intrigados com a zona escura que estava junto de uma das balizas, o Paulinho, explicou que a chuva tinha arrastado a terra que tem junto ao muro e por isso estava tudo castanho escuro.

 
Todos gostamos de partilhar novidades, momentos, brinquedos e brincadeiras, mas esta semana o Xavier quis partilhar cereais estrelitas... E da partilha à hora do lanche da manhã, nasceu, depois de muitas contagens, adições e subtrações, uma colagem e um desenho em que as estrelitas foram as verdadeiras "estrelas"... 

 
E, durante a semana, partilhamos outros momentos de aprendizagem...

...e até "preguiçamos" com os livros...

E para terminar a semana nada melhor do que ir visitar os animais que o Miguel tem em casa, no Dia Mundial do Animal...


 

Sem comentários:

Enviar um comentário