"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Penedo do Ladrão

Lenda do Penedo do Ladrão Entre Vilar do Monte e Feitos, quando a estrada atinge o ponto mais elevado da Subida, entra numa garganta formada pelo monte de S. Mamede e pela Portela do Ladrão.
Desviando nesta garganta e subindo uns metros do monte, acharemos a célebre memória do penedo assim chamado. É um grande bloco de granito com uma espécie de reentrância no cimo, assemelhando-se a uma cama, e de onde o ladrão que o batizou vigiava a presa.

Segundo a lenda :
"...... O malogrado gatuno da triste memória: sucumbiu ás mãos do sexo fraco. Uma mulher ia de cesto à cabeça levar o almoço ao homem, em trabalhos nas proximidades quando lhe saiu o ladrão. Ela que mal ganhara para o susto, ofereceu-lhe a única coisa que lhe ocorreu e parecia aceitável no momento - a cabaça do vinho. O ratuço não se mostrou de cerimónias e, aproveitando a oferta, começou por entornar regaladamente nas goelas sedentas o vinho da cabaça. A mulher, rápida que nem um Gamo, enterrou a faca do pão no pescoço do valente que por certo já teria enfrentado perigos maiores...."
 
E porque o património local é importante conhecer e preservar, hoje fomos visitar o Penedo do Ladrão. O avô Benjamim levou-nos até lá de carrinha e contou-nos a lenda deste lugar.
O André até descobriu a mão do Ladrão (um pedaço de madeira) numa poça de água que, segundo algumas teorias do momento, seria o sítio onde o Ladrão tomava banho.
E qual José Hermano Saraiva, o André ainda mostrou aos amigos o lugar onde o Ladrão morreu: "E foi aqui que o ladrão morreu, quando rebolou por aqui abaixo...."
E foi em cima do Penedo que também cantamos os Parabéns ao André...
 

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário