"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 24 de novembro de 2012


“LER COM A FAMÍLIA”


Como irá funcionar o registo dos livros lidos…

Cada criança terá uma mochila e um dossier. A mochila será a mesma ao longo do ano e deverá ser lavada sempre que os Pais achem necessário. Do dossier fará parte:

-Folhas de registo intituladas “Registo de Leitura”, onde deverão ser registados: o título do livro, o nome do autor e do ilustrador, o que conta a história (qual o seu assunto), quem contou e o quanto as crianças gostaram deste livro.

Depois de ler o livro os Pais poderão ajudar a criança a fazer um registo da história nas folhas em branco, ou no “caderno dos recados”. Pode ser um desenho, uma colagem, um pequeno texto em que registe a opinião da criança sobre a história ou qualquer outro tipo de registo que a vossa criatividade escolha. Acreditem que no dia seguinte a terem feito este trabalho, é com entusiasmo que o/a vosso/a filho o partilhará comigo e com os seus amigos.

Semanalmente a criança, na sala do JI, registará numa tabela o livro que leu e assim, de uma forma mais evidente, ela e as outras crianças perceberão quantos livros cada uma delas leu, fazendo uma “Corrida de livros” (assim poderemos trabalhar também a área da matemática).

Nota: Temos livros de “pesquisa” que fazem parte dos livros que também podem ser requisitados. Nesses livros é difícil ler “uma história”, mas poderão ser lidas partes do texto, que por ligação às imagens, mais interessarão às crianças.

É importante que a criança goste de ler e para isso terá de ver também os Pais lerem, pois nesta faixa etária muitas das aprendizagens fazem-se por imitação. Ler uma história à criança poderá ser um ponto de partida para uma conversa com ela, onde a criança pode falar sobre o que ouviu, se gostou, se não gostou e porquê…Futuramente, no 1º Ciclo, e nos Ciclos que lhe seguem, irá ter a disciplina de “Português” e irá ser avaliada na interpretação de um texto, ou na disciplina de “Matemática” terá de saber interpretar um problema.

Relativamente à devolução do livro na semana seguinte a que o levam, é importante que incentivem a criança a criar o sentido de responsabilidade, quer pela sua devolução, quer pela sua preservação.

Nota: Cada criança irá levar uma cadeira branca em cartão. Esta será a sua “Cadeira das Histórias”. A criança poderá usá-la para ouvir as histórias e com a ajuda da família deverá ilustrá-la e trazê-la para o JI na última semana de Fevereiro. Em Março todas as cadeiras serão expostas na Biblioteca da EBS de Vila Cova, durante a “Semana da Leitura” e posteriormente estarão em exposição na nossa sala.

BOAS LEITURAS E DIVIRTAM-SE COM OS VOSSOS FILHOS…E OS LIVROS…
 

Estamos prontos para a "Corrida de Livros"...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário