"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 18 de novembro de 2012

E esta semana foi assim...

...cheia de amigos...e de articulação entre diferentes níveis de ensino.
 
Os nossos amigos do 2º Ano leram um texto do seu livro de Língua Portuguesa que se intitulava "O João e a Comunidade". Quando decidiram pôr em prática alguns dos ensinamentos do texto, escolheram os amigos mais pequenos para o fazer. Já tinhamos atravessado a passadeira, mas agora com os amigos mais crescidos foi muito mais divertido...e seguro.


Mas os nossos amigos do 1º ano também nos vieram dar uma mãozinha no recorte dos acetatos com que decoramos alguns vidros da nossa sala. A professora Laura (professora de inglês na escola sede), ofereceu-nos uma capa cheia de acetatos fotocopiados com imagens diversas. Como na sala do JI nada se perde e tudo se pode transformar, decidimos usar as imagens coloridas dos acetatos para colorir alguns dos vidros das janelas da nossa sala...
 
 
Quem também decidiu dar cor ao seu caderno, foi o Xavier que com a mãe fez umas colagens muito giras. Para além do tamanho das folhas secas, este trabalho partilhado com a mãe, também nos deu a conhecer alguns dos gostos alimentares do Xavier. O Xavier gosta de castanhas, uvas e tomates, mas nunca comeu dióspiros...
 
Mas se o Xavier tem hábitos alimentares saudáveis, há muitos adultos próximos das crianças que têm um hábito nada saudável...Nem para si nem para os que estão próximos. Em conversa com as crianças percebemos que todas elas conheciam aluém que fumava, por isso decidimos assinalar o "Dia Mundial do Não Fumador", oferecendo a essas pessoas um "cigarro" feito num rolo de cartão, onde no seu interior havia um folheto falando sobre os malefícios do tabaco e porque deveriam tentar abandonar este vício.
Na sala, com a ajuda do Óscar (o torso humano) ficamos a conhecer alguns dos orgãos mais afectados pelo fumo do tabaco, o coração e os pulmões. Desmembramos um cigarro e ficamos a saber que no meio daquelas folhinhas secas de tabaco, existem muitas substâncias que são autênticos venenos para o nosso corpo e que por isso põe em risco a saúde de quem fuma...e de quem está por perto também.
Mais uma vez os amigos dos 1º e 2º anos juntaram-se a nós nesta campanha anti-tabaco e oferecemos um "presente" à nossa cozinheira Sara e ao seu companheiro André. E foi também o André do 2º ano que fez questão de levar o Óscar connosco para explicar que, se continuarem a fumar, os seus pulmões que são cor-de-rosa e esponjosos, irão ficar pretos e secos.
 
Como tinham feito uma fogueira junto a um muro próximo da nossa escola, resolvemos ir ver os estragos que o fumo tinha feito num muro que era branco e que agora estava amarelado e preto...Os mesmos estragos que o fumo do cigarro pode provocar nos pulmões de quem fuma.
Por isso:
"Se gostas de mim, não fumes."
"Faz um mealheiro e guarda o dinheiro!"
 
 
Boa semana amigos...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário