"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 12 de fevereiro de 2012

As Nossas Experiências nas Ciências: OVO SALTITÃO

“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo.” Confúcio

Por natureza, as crianças são curiosas e desejosas de experimentar e compreender aquilo que as rodeia.

O Jardim de Infância é um espaço privilegiado para, através do brincar, fomentar o relacionamento entre os fenómenos da natureza e a “técnica” das ciências.

Nestes pequenos “projectos científicos”, em que os materiais e os utensílios são muito simples e do quotidiano, as crianças experimentam em conjunto, são estimuladas a observar e a formular hipóteses sobre aquilo que observam. Desta forma as crianças começam a perceber a “magia” dos fenómenos naturais e tornam-se muito mais conscientes do mundo que as rodeia.

A diversão das crianças deve ser uma prioridade, pois quando a aprendizagem se faz com divertimento e prazer os resultados melhoram substancialmente.

Foi neste contexto que já o ano lectivo passado realizamos um conjunto de experiências que acredito as crianças não se esqueçam e que possam recuperar e relacionar quando, futuramente, falarem de uma forma mais “académica” destes fenómenos. Este ano também já iniciámos “As nossas experiências nas ciências” e foi neste projecto de trabalho que esta semana tentámos fazer um ovo saltar…

“O Ovo Saltitão” foi um momento muito divertido…

A brincar com os ovos trabalhámos um conjunto de competências que acredito possam contribuir para uma aprendizagem positiva não só em termos “científicos”, mas também em outras áreas de desenvolvimento contempladas nas Metas de Aprendizagem para a EPE.

A partir desta “receita” reunimos os utensílios e os ingredientes que necessitávamos para ajudar os nossos ovos a saltar e em menos de 48 horas obtivemos o resultado a que nos propusemos no início da experiência.

Entre ovos, água e vinagre juntamo-nos para gerir as acções entre os vários elementos do grupo, observamos e trocamos entre nós as várias opiniões sobre o que poderia estar a acontecer, registamos, controlamos a ansiedade de não se obter resultados imediatos… E no fim conversamos sobre o que realmente aconteceu, relacionando com outros acontecimentos nos quais nos incluímos e sobre os quais já temos conversado noutros contextos…

E depois de tanta “conversa” nada melhor do que fazer o ovo saltar…



Nota: Seguindo a receita só obtivemos resultados ao fim de quase 48 horas. Lavamos os ovos e substituímos o vinagre mais duas vezes ao longo do processo.
Pintamos metade de um dos ovos com lápis de cera, mas não o fizemos de uma forma que resultasse pois o efeito do vinagre acabou por actuar sobre a casca pintada também.
E não tentem experimentar fazer o ovo saltar a mais de uns 5 cms de altura, pois apesar de saltar, o ovo não se torna numa “bola pinchona” :-)

2 comentários:

  1. Gosto muito, muito destes ovos saltitões :)


    É uma delicia poder acompanhar-vos nas vossas caminhadas .
    Como é bom ficar de boca aberta de espanto!!!

    Têm a capacidade de me espantar e como isso é tãaaaaoooooo bom! ( este comentário poderia ter sido colocado em qualquer um dos post. Válido para todos).

    Kiss para todos vós que são fantásticos..

    ResponderEliminar
  2. Obrigaaaaaaaaaaaaaaada Flávia, mas o espanto é recíproco... Todas as palavras que eu aqui pudesse deixar de agradecimento seriam "menores" que a minha admiração pela arte do trabalho na sala 1... Devíamos era ser "vizinhos" :-)http://palavrasmenores.blogspot.com/

    ResponderEliminar