"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 26 de fevereiro de 2012

"Grafismando" com Van Gogh...

Esta semana tínhamos decidido semear as nossas sementes de girassol junto ao muro do nosso recreio, como já vem sendo tradição há alguns anos. Mas por conselho da dona Elisa, que sabe muitas coisas sobre agricultura, decidimos adiar devido à falta de chuva que se tem sentido este Inverno e que tem deixado a terra demasiado seca para que algo nela cresça. Na nossa horta as plantas que já há meses lá plantámos, mesmo sendo regadas com frequência, parecem meio “adormecidas” no seu crescimento.
Mas se as plantas estão a sentir algumas dificuldades em crescer com estas alterações climatéricas, no JI vamos tentando crescer todos os dias independentemente do clima…
Por isso, e voltando aos girassóis, na sexta-feira pesquisámos na Internet sobre um quadro onde um famoso pintor do século XIX tinha pintado vários girassóis. Este pintor chama-se Vincent Van Gogh e nasceu na Holanda, pertinho da Bélgica onde moram as primas da Leonor, onde também Van Gogh esteve e viveu na mesma cidade onde agora a Vanessa e a Letícia moram, Antuérpia. Mais tarde este pintor foi viver para Paris, onde o Pedro esteve no Natal, uma cidade que fica em França, onde trabalha o pai do João…e que fica perto da Suíça, onde mora a Isabel, amiga da Ana Luísa.
E depois desta voltinha no centro da Europa, fomos à descoberta dos quadros pintados pelo Van Gogh. Ele pintou vários quadros com girassóis mas nem todos tinham o mesmo número de flores…contámos as flores que compunham alguns quadros e decidimo-nos pelo quadro que tem quinze girassóis numa jarra. Este quadro encontra-se no “Museu Van Gogh” em Amesterdão. E é também neste museu que se encontra um auto-retrato que o pintor pintou poucos anos antes de morrer e que impressionou as crianças pela forma como estava pintado… “Está pintado aos risquinhos!” disse o Afonso.
E foi aí que surgiu a ideia de brincarmos com os grafismos num quadro de Van Gogh, colorindo as pequenas pinceladas com risquinhos coloridos que poderiam ser feitos em várias direcções…

E para saber mais sobre Van Gohg podem clicar aqui... e descobrir também que ele pintou, para além de muitos girassóis, uma amendoeira em flôr :-)

1 comentário: