"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 8 de janeiro de 2012

Quando os rebuçados nos ensinam geografia e matemática...

As férias de Natal do Pedro foram passadas com a família em França...e no regresso ele não se esqueceu dos amigos e trouxe rebuçados e chocolates para todos.

Com as novidades da visita a Paris, o Afonso quis logo procurar a Torre Eiffel no Google Earth...e o Pedro identificou-a logo: "Eu estive aqui e fui lá acima...". E aproveitando a viagem virtual à Cidade Luz, aproveitamos para dar por lá mais uma voltinha...

Depois de almoço havia doces para a sobremesa... E eram tantos que tivemos de os contar...e como eram diferentes aproveitamos para formar conjuntos de "iguais". Novas contagens entre conjuntos com mais e menos elementos e com número par ou ímpar de rebuçados.
Facilmente se percebeu que iriam sobrar muitos doces, pois o acordado era escolher apenas um rebuçado e para o conquistar as crianças teriam que ser bem sucedidas no jogo "Quente e Frio". Escolhido o espaço da sala onde poderiam ser escondidos os rebuçados, sequencialmente, cada criança escolheu o seu rebuçado e o amigo que o iria esconder... A orientação no espaço é sempre um momento animado, com todos a anunciar as "diferenças de temperatura"...e o "muito quente, até queimou" é sempre festejado por todos.
Rebuçados escondidos, rebuçados encontrados, rebuçados comidos...e agora vamos testar a precisão no "arremesso" do papelinho para o cesto do lixo...

...e logo à noite ninguém se pode esquecer...de os dentes escovar antes de deitar...




Sem comentários:

Enviar um comentário