"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Diário de Bordo": Semana 24


"Quando não chove em Fevereiro, nem prados nem centeio."
Provérbio Português

E já lá vão duas dúzias de semanas de partilha de afectos e saberes…
Como já vem sendo habitual neste espaço as imagens também ajudam a contar as histórias da semana e esta semana não faltaram motivos para recolher imagens…
Então aqui vão as novidades:
·         Duas visitas especiais:
-Na terça-feira as professoras Céu e Helena, responsáveis pelo PNL, trouxeram à nossa escola o grupo de Teatro Popular de Carapeços (TPC) que nos vieram “Cantar Histórias”…e foi muito divertido o tempo passado com os Zés…
-Na quarta-feira regressou a Maria que vai ajudar-nos na nossa preparação para o Arraial. Antes de dançarmos com a Maria estivemos a decidir o que vamos fazer com a história “O Lobo e os 7 Cabritinhos” que vamos dançar na nossa apresentação. Sim, porque as histórias contam-se, cantam-se e também se podem dançar.
Escolhemos e distribuímos papéis e abrimos o Baú das Festas para vermos se há por lá fatos que possamos aproveitar para a nossa representação desta história.
·         O Aniversário do André cheio de alegria e muita cor.
·         O pai da Jéssica fez um jogo para ela e para o irmão, que ela trouxe para a nossa sala para todos podermos jogar. Uma vez já vimos um jogo destes no laboratório de Física e Química da EBI, mas não sabemos como se chama…Mas o Ricardo já o baptizou como o jogo do “Não tocar”…senão “levamos” um choque…
·         Mas não foi só o jogo que a Jéssica trouxe. Por vezes os “brinquedos” dos adultos, podem tornar-se o brinquedo das crianças e a Jéssica trouxe um telemóvel “velhinho” que o pai lhe deu e que apesar de não fazer chamadas, ainda fotografa e filma. Então a Jéssica transformou-se numa “foto jornalista” e fotografou e filmou os amigos nas suas actividades na sala. Mostrou-nos o filme que ela fez na avó de Pousa e conversamos sobre estas filmagens e fotografias que devem ser partilhadas apenas entre os amigos…e nunca devem ser utilizadas sem o conhecimento e permissão destes. Como menina prevenida que é, trouxe também o carregador para “carregar a bateria”…
·         A chuva e o vento que esta semana se fizeram sentir só nos deixaram espaço para duas visitinhas rápidas à Tita e aos Pumbinhas, que afinal são oito e de cores variadas… A avó do Ricardo na sexta-feira passou o ninho dos coelhinhos, que já abrem os olhinhos e saem do ninho atrás da mãe, para o espaço onde a Tita inicialmente o deveria ter feito. Assim já é possível limpar a coelheira, que na próxima semana vai voltar para a nossa escola.
·         Os “Amigos da Montanha” retribuíram a generosidade do Ricardo e fizeram o seu elefante crescer
Um elefante que durante todo o dia brincou com todos os meninos e meninas da sala, mas que no fim o Ricardo, legitimamente, levou para casa com lacinho e tudo.
·         
    O elefante Elmer esta semana encheu de quadradinhos e cor a nossa sala e as nossas brincadeiras.




E as personagens da história "Rua das Cáries" também animaram a nossa semana. O Lambão e o Glutão são uns micróbios marotos que escolhem a boca de meninos que não gostam de escovar os dentes para morar. Ficamos a perceber que eles não são muito simpáticos e que o melhor mesmo é escovar os dentes todos os dias para evitar que eles façam estragos nos nossos dentes...

…as imagens contam as outras histórias…
Click to play this Smilebox slideshow: Semana 24





Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Teatro Popular de Carapeços 1 from Cristina Pinto on Vimeo.


Teatro Popular de Carapeços 2 from Cristina Pinto on Vimeo.


*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário