Augustina Bessa-Luís
domingo, 31 de maio de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
"O recontar das histórias"
sábado, 23 de maio de 2009
Escola Móvel de Trânsito
Num circuito montado no espaço exterior, todos pudemos experimentar como devemos circular na estrada e quais as regras a respeitar quando andamos de bicicleta...Pedalando em segurança...
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Semeando notas de música... com abraços... e alegria.
Deolinda - "Fon-Fon-Fon"
domingo, 17 de maio de 2009
sábado, 16 de maio de 2009
Lenda do Galo de Barcelos

«Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo. Segundo ela, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cumprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de São Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Escrever na Web
Por isso esta ferramenta pode ser uma boa forma de começar a "brincar" com as letras que constroem palavras, palavras que constroem frases e frases que constroem textos...
...Textos que se lêem...para nós e para os outros...
terça-feira, 12 de maio de 2009
Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio
Os museus são um espaço onde se guardam Estórias e História que, a partir do passado, nos acompanham no presente e projectam no futuro.
Já diz o ditado que "De pequenino se torce o pepino", por isso é importante que desde cedo se incentive os mais novos a visitar e a interagir em espaços que lhes permita uma viagem no tempo, nos hábitos e costumes, na ciência e/ou na arte que se espalha pelo Mundo.

quinta-feira, 7 de maio de 2009
Livros para os Amigos...
Juntamos sete livros que enviamos hoje pelo correio.
A sua escolha teve a ver com o facto de serem de autores portugueses, ou de personagens conhecidas pelas crianças, quer cá, quer lá, ou serem títulos mundialmente conhecidos...e também pelo tamanho e peso... São eles:
"O macaco do rabo cortado e outras histórias", António Torrado;
"Direitos da Criança", Maria João Carvalho;
"Meu bichinho, meu amor", Luísa Ducla Soares;
"Os irmãos Koala - A viagem da Miti";
"Rapunzel" - Livro+CD;
"O Principezinho", Antoine de Saint-Exupéry:
Antuérpia fica no Norte da Bélgica e a população que habita esta região do país são os flamengos, de origem germânica, e falam o neerlandês…Como não conseguimos nenhum dicionário de português/neerlandês, enviamos um "Dicionário por imagens de Português/Alemão", que esperamos possa ser útil.
Como a mãe da Marta, que é professora de Educação Física e à quinta-feira vem connosco fazer “ginástica”, já morou na Alemanha leu-nos algumas palavras em alemão deste dicionário que tentamos repetir … mas nem sempre com sucesso …
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Olá Vanessa...Olá Letícia... Olá amigos da Sala Amarela...
Foi muito bom revê-las, depois de mais de quatro meses de saudades.
Elas gostam muito da sua nova escola e estão muito animadas agora que estão perto da mãe e também do pai…
Ficamos muito felizes por elas estarem bem e mostrámos-lhes a Titó, ou o Titus, ainda não sabemos muito bem, pois ainda não conseguimos descobrir se o filho da Tita e do Toninho, que ficou connosco até hoje, é uma fêmea ou um macho.
Também lhes mostramos os livros infantis portugueses que lhes vamos enviar, para oferecerem à Biblioteca da sua nova escola…
Mas hoje Antuérpia, na Bélgica, não foi o único destino a que chegamos, através do MSN… Também “visitamos” os nossos amigos da Sala Amarela e o Henrique, na Póvoa da Galega, em Mafra, através do Skype, com quem nos correspondemos desde o início do ano lectivo. Também eles puderam ver a/o nossa/o coelhinha/o castanha/o…e contaram-nos, com tristeza, que o seu hamster “Pim Tarolas” e a sua coelha selvagem “Tarolas Pim” tinham morrido há alguns dias. Entendemos a sua tristeza, pois também nós ficamos tristes por termos perdido um dos nossos animais de estimação.
Se eles estivessem mais perto de nós poderíamos ter-lhes oferecido a Titó, ou Titus, (havemos de descobrir um destes dias) para que cuidassem da/o coelhinha/o, mas como eles estão numa escola que fica um pouco longe da nossa, a Aninhas levou-a/o para junto da irmã Rosinha, que agora mora na casa da sua avó... e assim elas/es vão ficar muito felizes juntas/os, pois é bom estar junto daqueles que gostamos...nem que seja virtualmente e por apenas alguns instantes...
segunda-feira, 4 de maio de 2009
"Matematicando - Padrões e Sequências"
Esta actividade semanal está integrada no projecto “Experimentar a Matemática no Jardim de Infância”, que representa o nosso Agrupamento no programa “Ciência na Escola”, promovido pela fundação Ilídio Pinho e pela Direcção Regional de Educação do Norte.
Depois do “Número mágico do dado – o sete”, do “Jogo da Glória da Alimentação”, com a leitura da tabela de dupla entrada, das “Capacidades e Volumes”, hoje foi o dia dos “Padrões e Sequências”…
domingo, 3 de maio de 2009
Dia da Mãe

Na quinta-feira passada, mães e filhos/as partilharam brincadeiras num espaço em que, todos os dias da semana, os mais pequeninos constroem as suas aprendizagens...
Obrigada a todas as mães e pais que estiveram connosco e que connosco brincaram … porque todos os dias são bons para dedicar às pessoas que nos são especiais.
Dia Mundial da Dança (29 de Abril)
Na nossa escola, no dia 29 de Abril, também se comemorou o Dia Mundial da Dança.
Foi com a professora Maria, a Fada da Dança, que nestes dois últimos anos nos tem trazido o gosto por esta forma de arte, que neste dia “miúdos” e “graúdos” festejaram… dançando…
A variedade de ritmos, aliados às coreografias ou à liberdade dos movimentos, permitiu a todos experimentar o prazer de dançar.
Dançar é partilhar e faz bem à saúde …
Obrigada Maria pelas sementes que tens espalhado no nosso Jardim ... ao sabor da música e da dança...