"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Vamos "falar dos outros"... e brincar com eles/elas.

Acredito que o espaço do JI só faz sentido se for sendo construído com os adultos e as crianças (não acredito numa sala "igual" do início ao fim do ano). Um espaço de todos e para todos, mas onde existe também um espaço para cada um. Um espaço que é só seu e pelo qual cada adulto e cada criança é responsável por gerir e cuidar, sem invadir o espaço que pertence ao "vizinho"... Mais do que o que está dentro de paredes, o espaço é o que fazemos dele e nele...
 Por isso começamos por organizar os espaços de cada um para que se comece a estabelecer a "ordem", num certo "caos" que se tem sentido nestes primeiros dias de "criação do grupo", num espaço que é de todos.

Aproveitar as fotografias que fizemos nos primeiros dias, não só para identificar os placares, mas também para nos conhecermos melhor quanto ás nossas origens e gostos, foi uma brincadeira em que aproveitamos para "falar dos outros".


Marcar os cabides para pormos ordem na confusão de sacos e casacos que já "sobram", ajudou-nos também a conhecer o áspero e o macio do velcro e a descobrir como ele funciona (também) nas nossas sapatilhas.


Identificar as nossas garrafas de água levou-nos também a experimentar os enfiamentos com peças pequeninas e a demonstrar a nossa habilidade (ou dificuldade) para esta tarefa.



A organização vai de dentro para fora e hoje também a estivemos a testar no exterior com um piquenique e muita brincadeira entre nós e com os "velhos" amigos do 1º Ciclo.







Sem comentários:

Enviar um comentário