"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Com sorrisos e abraços dizemos: "Até Logo..."

"Ter a vista na ponta dos dedos, continuar a perguntar porquê, aprender de dentro para fora do corpo, aprender com os outros e tudo o mais que é fantástico no Jardim de Infância, não pode esgotar-se! Pode e deve prolongar-se pela vida fora..."
Eduardo Sá

(Leandro, 4 anos)


E a entrada em Julho põe fim à nossa viagem que durou perto de dez meses. Uma viagem cheia de aventuras e de amigos que connosco partilharam momentos que nos ajudaram a crescer não só em centímetros e gramas, mas também em sabedoria e alegria.

Alguns de nós vão continuar esta viagem depois de um merecido descanso, mas nove de nós, os mais crescidos, vão descer na próxima "estação" e apanhar outro "comboio" para outro "destino"... que, por acaso, é mesmo aqui ao lado J

Foi um ano de partilhas inesquecível com todas as crianças, mas não posso deixar de referir a importância de ter partilhado com algumas crianças que frequentaram o JI pelo terceiro ano consecutivo, metade das suas vidas.

Como Educadora de Infância, espero sinceramente ter levado até às famílias das crianças essencialmente as emoções que se partilham no JI. Emoções que dificilmente se podem afixar nas paredes ou arquivar em capas. Neste espaço tentei partilhar afetos e conhecimentos porque, na minha opinião, é com essa “receita” que se constrói a Educação de Infância.

Mas desengane-se quem pensa que, ao olhar para as fotografias, foi uma viagem sem "percalços".
No meio de muitos sorrisos, muito afeto, muita curiosidade, muito movimento, muita conversa, também houve algum movimento que necessitou ser travado, barulho que precisou ser silenciado, alguns ralhetes e caras zangadas sempre que se tentava ultrapassar os limites definidos em grupo, ou simplesmente por mim, pois as crianças não têm capacidade para definir todas as linhas que separam o que podem do que não devem fazer.
Foram momentos de aprendizagem para todos. Momentos que espero que ajudem as crianças a crescer sabendo respeitar e cultivar as amizades, a estarem de bem com a vida, a conquistar o conhecimento e a dar e receber o afeto das pessoas que as rodeiam.

Mas a Educação de Infância é um trabalho de parcerias e por isso gostaria de agradecer:
-À Luciana, nossa grande companheira de todos os dias;
-À professora Raquel, ao professor Emanuel e à dona Conceição, que connosco partilharam alguns dos momentos mais marcantes deste ano letivo. Um agradecimento especial à dona Conceição, que nestas últimas três semanas se juntou ao grupo e descobriu, e deixou-se descobrir, o encanto que sente pelas crianças;
-À Mena, à Tânia e à Daniela que todos os dias nos esperavam de manhã cedinho e que nos apoiaram na hora do almoço e no Prolongamento de Horário, disponibilizando-se, por vezes, para participar nas nossas brincadeiras;
-À dona Céu que cuidou das nossas refeições e à dona Conceição que cuidou do nosso transporte;
-À professora Manuela Guimarães e ao professor Orlando Martins que através da coordenação motora e do ritmo musical nos ajudaram a manter a “boa forma física” e a “alegria da cantoria”;
- Às terapeutas da equipa ELI7 Isabel e Rita, às psicólogas Ana e Tânia, à terapeuta da fala Ana Margarida e às professoras do Ensino Especial Mª João e Rosa, um agradecimento especial, por todo o apoio ao longo destes meses;
-À Aida, deixamos um “abraço pinguim”, por nos ter feito sentir tão especiais e ajudado a ver o mundo de uma forma especial;
-Ao Henrique e aos nossos amigos da Sala Amarela, que apesar dos cerca de 300kms (em linha reta) que nos separam, passamos o ano na “sala ao lado”.
- À Associação de Pais e à Junta de Freguesia pelo apoio na concretização de algumas das atividades;
-A alguns amigos que se juntaram a nós em momentos especiais e em especial ao Pais, parceiros indispensáveis no sucesso desta e de outras etapas da vida dos seus filhos.


E com o “fim da linha” à vista, nos despedimos e desejamos a todos os leitores deste espaço umas descansadas e divertidas férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário