"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 28 de março de 2014

Disco de Newton

E tudo começou porque os nossos lápis de cor ficaram pequeninos... e a luz (do sol ou das lâmpadas) nos entra todos os dias pela sala.
No JI as aprendizagens fazem-se, essencialmente, a partir das coisas mais simples e de momentos "inesperados". E foi assim que as crianças ouviram falar do "Disco de Newton".
Para já, todas as teorias mais científicas se resumem a um peão com sete cores que, quando gira, a mistura das suas cores parece ficar branca. 
Mais tarde, quando forem mais crescidos, vão perceber que o senhor Newton descobriu que a luz é constituída por muitas cores...e vão-se lembrar do peão que construíram e com que brincaram no JI.



E para explicar aos mais crescidos lá de casa, recolhemos alguma informação na Internet...
DISCO DE NEWTON 
 "A luz está em todo lugar. Ela possibilita vermos tudo à nossa volta. Mas sabias que a luz “branca”, vinda do sol ou de uma lâmpada comum é, na verdade, formada basicamente pelas cores do arco-íris? Para provar essa ideia, fizemos o Disco de Newton, criado pelo famoso cientista que dá o nome ao objeto, Isaac Newton.

Quem foi Newton?
O físico Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643, em Londres, capital inglesa. Além de descobrir a formação da cor branca na luz, foi o criador de várias outras importantes leis da física. Foi ele que formulou a lei da gravidade e dos movimentos, estudos importantes para seu conhecimento.
 
 Como fazer:
 1. Usando o compasso, faz um círculo de 15 centímetros. Lembra-te de pedir ajuda a um adulto. É só abrir o compasso e medir a abertura com a régua;
 2. A partir do meio do círculo, usa a régua e o lápis para desenhar linha e dividir o círculo em sete partes, parecendo uma pizza
 3.  Pinta cada parte do círculo de uma cor, seguindo a seguinte ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta;
 4.  Cola a cartolina no papelão e recorta o círculo. Usa o lápis com cuidado e faz um furo no centro do círculo;
 5.  Mantém o lápis no centro do círculo. Segura o lápis com uma mão e fá-lo girar como um peão;
 6.  Com o movimento, em vez de veres as cores que pintaste, verás a união delas, ou seja, a cor branca.

Por quê?
A luz é denominada “luz branca”. Quando o disco é girado, os olhos enviam as imagens ao cérebro e acompanham a velocidade até certo ponto. Quando o cérebro recebe as informações, projeta uma imagem fixa. Como a luz branca é formada por todas as outras cores, o cérebro junta as imagens recebidas do disco, fazendo com que ele pareça branco."

Sem comentários:

Enviar um comentário