"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 21 de abril de 2013

AGRICULTORES versus ESCULTORES


Esta foi uma semana de terra. Terra para semear e terra para moldar.
Iniciamos a semana entre terra e sementes. Sementes de feijão, milho, ervilhas, tremoços, girassol, abóbora, relva e pinhões. Sementes que se semeiam mas que também se comem. Sementes grandes e pequeninas. Sementes que, com ajuda da água e da luz, vão germinar e dar plantas de diferentes tamanhos. Plantas que terão raízes e que quando crescerem haveremos de descobrir mais coisas sobre elas.

Mas depois de provarmos os pinhões não poderíamos de deixar de ir visitar os nossos amigos pinheiros que estavam ali tão perto. Fomos descobrir as suas raízes, abraçar os seus troncos e descobrir as suas novas pinhas. E com a nossa escola ao fundo, sentindo o cheiro do eucalipto no ar, sentamo-nos no campo da dona Fátima, entre pampilhos, ervas e ovelhas a sentir o sol e a ouvir a história “A árvore que dava olhos”.

 
No regresso caminhamos nas sombras do nosso amigo castanheiro…
 
E nos dias seguintes a terra continuou a ser a rainha das nossas brincadeiras. Mas desta vez uma terra um pouco diferente. Era uma terra húmida, macia e fria. Uma terra que se pode moldar e que é utilizada no fabrico de muitos dos utensílios do nosso dia-a-dia. Uma terra chamada barro e que o tio da Jéssica (a nossa amiga do 1º Ciclo) nos ofereceu.
Ao barro que amassamos, esticamos, enrolamos e desenrolamos, juntamos sementes, paus e outros elementos da natureza, que tínhamos trazido de outras visitas ao nosso vizinho pinhal e fizemos verdadeiras esculturas.
 
 
E entre barro e plasticina, os artistas continuaram a produzir as suas obras de arte.
 
 
 
E porque uma das conversas com que iniciamos a semana incluiu ouriços-cacheiros, decidimos construir ouriços e um dia destes vamos à descoberta de mais coisas sobre eles para ensinarmos lá em casa como estes animais são simpáticos e importantes nas nossas hortas.
 
E entre ouriços das castanhas descobrimos também o ouriço Miquelino. O Miquelino é de barro e perdeu os picos. Mas nós decidimos dar-lhe uma ajuda com sementes de relva…vamos lá ver se resulta.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário