"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 13 de novembro de 2010

É tão bom uma amizade assim...

Ao fim de dois meses de actividades lectivas, a sala do Jardim de Infância continua sem Assistente Operacional que possa apoiar a tempo inteiro as crianças que a frequentam. Vou tentando responder aos interesses e necessidades de todas, mas num grupo de crianças entre os três e os cinco anos as solicitações são muitas e variadas o que torna esta missão de orientação e apoio numa missão "quase impossível" de se concretizar de uma forma plena e satisfatória, com todas as crianças. Pois se há crianças sempre ávidas de partilhar experiências e de novas aprendizagens, independentes e autónomas, há também aquelas que quer pela sua idade, quer pela falta de estímulo e motivação, necessitam de maior apoio e incentivo. 
Confesso que muitas vezes me sinto literalmente como diz o velho ditado "uma tola no meio da ponte"... Grosso modo, o que devo fazer? Travo os que vão à frente, para puxar os que vêm atrás? Ando com os da frente e deixo por alguns momentos os que estão atrás? "Empato" os que vão à frente e venho ajudar os de trás a aproximarem-se? Vou tentando gerir de uma forma equilibrada as minhas opções tendo em conta, muitas vezes, a pertinência das solicitações no imediato.  Em termos de resposta individual, poderia fazer muito mais se houvesse mais um adulto na sala que pudesse colmatar as minhas "ausências" quando, inevitavelmente, tenho de orientar a minha atenção para um pequeno grupo de crianças ou apenas para uma criança.
Por isso todo o "voluntariado" é bem-vindo  e este post serve para agradecer aos Amigos que vêm à nossa sala partilhar "Brincadeiras"...

Sempre que possível, às terças-feiras à tarde, a professora Manuela vem "ginasticar" connosco. Durante cerca de uma hora brincamos com as nossas capacidades coordenativas. Esta semana trabalhamos a capacidade de diferenciação cinestésica, que "é a capacidade de diferenciar as informações provenientes dos músculos, tendões e ligamentos, que nos informam sobre a posição do nosso corpo num determinado momento e espaço e que nos permite realizar as acções motoras de uma forma correcta e económica, conseguindo assim a coordenação dos movimentos." (Rui Nuno Carvalho)



Às quartas-feiras à tarde, a Educadora Ana (Coordenadora do Departamento da Educação Pré-Escolar) vem visitar-nos. Esta semana trouxe-nos um livro da Biblioteca da Escola Sede e contou-nos a história do "O Cuquedo". E entre histórias e brincadeiras a Educadora Ana dá-nos uma ajuda preciosa.


Também quem nos dá uma ajuda preciosa é a dona Alice que, sendo a única Assistente Operacional no Estabelecimento de Ensino, sempre que tem um tempinho entre as suas funções   (nas quais se incluem as muitas "miudezas" do funcionamento diário e o atendimento às solicitações das três salas da EB1/JI), à tarde vem Brincar connosco... As crianças adoram sentar-se ao seu redor e fazer "tecelagem" ou modelar a plasticina. Também nos ajuda na requisição dos livros que semanalmente cada criança leva para casa, para ler em família (PNL: "Leitura em Vai e Vem"). Até já escolhemos um nome para designar estes momentos... "As tardes da Alice" :o) 

3 comentários:

  1. Olá Cristina,

    Como te compreendo!

    A minha situação é muito semelhante, apesar de ter uma pessoa na sala ela está "afecta" a uma criança dependente, que necessita de apoio para tudo.

    Aliás, já tínhamos "conversado" estas nossas angústias sem solução, pois a resposta é sempre a mesma "é o que está na lei!"

    Apetecia-me por no Bloguefólio um link para cá, para que outros pudessem ler as tuas palavras e comparar, imaginar, tentar conceber como se pode manter um nível de qualidade aceitável, um nível de atendimento individualizado, nestas condições.

    Ainda bem que tens estas "amizades"... eu, nem essa possibilidade tenho tido este ano.

    Força!
    Nem assim nos hão-de fazer mudar...

    Bjs, Juca

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Juca pelas tuas palavras de apoio...Mesmo fazendo aquilo que gosto, acredita que são os sorrisos genuínos das crianças e a alegria que elas demonstram na partilha dos momentos que estamos juntas que me ajudam a ultrapassar os obstáculos e a "canseira"...Não sei até quando, mas para já vou-me esforçando para que nem o "desleixo" de quem já deveria ter resolvido esta questão me "faça mudar" (e pelos vistos a ti também não :o)
    Beijinhos e boa semana para todos...(quanto ao link, estás à vontade...Infelizmente não estamos sozinhas nesta situação)

    ResponderEliminar
  3. Ah, e quanto ao meu caso nem sequer passa pelo "que está na lei"...É apenas uma "teimosia" dos orgãos responsáveis em não substituir a Assistente Operacional, que faz parte dos Quadros da CM, e que está a faltar desde finais de Abril do ano lectivo passado. Numa outra sala de JI do Agrupamento há (ou havia) uma situação idêntica...há oito dias uma criança partiu o maxilar num acidente dentro da sala...3 dias depois já lá estava colocada uma tarefeira. Enfim...sem comentários...

    ResponderEliminar