"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 12 de dezembro de 2009

"Quando a solidariedade tem o tamanho de um elefante...que cabe na palma da mão de uma criança."


Ser Educadora de Infância não é apenas uma profissão…É o prazer de desfrutar a companhia de crianças que, pela sua espontaneidade, são capazes de nos emocionar…ou, simplesmente, de nos fazer reflectir. É uma dessas reflexões (emocionada) que hoje aqui vou partilhar.

O apelo aos Pais (JI e 1º Ciclo) para colaborar no projecto “Ambiente Solidário” de angariação de produtos alimentares, vestuário, brinquedos e livros, foi tão bem acolhido que permitiu que juntássemos uma “Montanha para os Amigos” de brinquedos, roupas, calçado, cobertores e alguns alimentos que, partilhados com quem mais necessita, irão cumprir a sua função de entreter e aconchegar …

Para as crianças nem sempre é fácil separarem-se de um brinquedo, ou de um casaco, que mesmo que já não brinquem com ele, ou não o vistam, consideram-no sempre seu. Por isso, esta iniciativa permitiu também fazer com elas um “exercício de partilha”. Não aquela partilha do dia-a-dia, em que levam algo seu para o JI para brincar com os amigos, mas uma partilha que passa pela oferta de algo seu a alguém que não sabem quem é, nem tão pouco irão conhecer. Nesta faixa etária, esta situação é um pouco abstracta e como tal de difícil compreensão, pois esta partilha não significa um empréstimo ou uma troca. Que digam os Pais, ou os Avós, que tiveram de negociar com elas os objectos que colocaram nos sacos, pois aqueles brinquedos, há tanto tempo sem utilização, de repente tornavam-se os brinquedos mais interessantes aos seus olhos. (Imagino que alguns nem sequer foram alvo de negociação, a julgar pela quantidade de brinquedos dentro dos sacos :o)

Ao colaborarmos neste projecto, qualquer um de nós sentiu que estava a ser solidário. Contudo, o Ricardo, que tem 5 anos, ensinou-me que a verdadeira e autêntica solidariedade está um pouco além do simples acto de oferecermos coisas que já não necessitámos.

No dia em que estava previsto o levantamento dos produtos angariados, estivemos a ver a quantidade de coisas que tínhamos conseguido juntar. Eu, cheia de boas intenções, dei os parabéns às crianças por, juntamente com os seus Pais e os seus Avós, terem sido capazes de participar tão activamente neste projecto. A Jéssica lembrou que nesse dia vinham os senhores, com a carrinha dos “Amigos da Montanha”, buscar “os brinquedos e as roupas”.
Nesse momento o Ricardo, com uma expressão de aflição, disse:
- Mas eu ainda não trouxe nada!!!
Disse-lhe que não havia problema. Que ele, caso tivesse algo que gostasse de oferecer, poderia trazer num outro dia e que os senhores depois viriam buscar.
Com os olhos já humedecidos pelas lágrimas que ameaçavam cair, abriu a mão onde, carinhosamente, guardava um elefante que tinha trazido para brincar com os amigos e disse:
- Quero dar o meu elefante…

Confesso que qualquer frase que escrevesse agora seria incapaz de explicar a sensação de bondade que inundou aquele momento e da vontade de agradecer eternamente a felicidade de ter sido incluída nele. Um abraço ao Ricardo e muitas palmas, de outras mãos pequeninas, acompanharam a escolha de um sítio seguro para aquele elefante chegar a uma criança que o possa receber com a mesma ternura com que ele foi oferecido.

Talvez por também me incluir no grupo da “boa-vontade”, tenha percebido, com a lição dada pelo Ricardo, que a verdadeira e autêntica solidariedade tem a ver com algo tão simples, mas tantas vezes difícil de manifestar, a Generosidade




2 comentários:

  1. Li este texto enquanto fazia horas para voltar ao trabalho..
    Sem dúvida alguma que mais admiração tenho pelas crianças. O pequeno Grande Ricardo, sem saber, acabou por dar algo tão valioso: uma lição de vida a todos nós! No dia em que todos nós tivermos a humildade e generosidade deste menino, tenho certeza que este Mundo será muito melhor.

    Obrigada aos "Amigos da Montanha", à Educadora e às crianças por terem partilhado com todos nós este momento lindo. Mas o meu agradecimento especial vai para o pequeno GRANDE Ricardo.

    Um beijo no grande coração do Ricardo.

    (Vânia)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Vânia ... São os "Ricardos" que nos fazem perceber como a generosidade é algo tão simples como "abrir a palma da mão"...
    Beijinhos nossos e um abraço especial do Ricardo...

    ResponderEliminar