"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 20 de setembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 1

«A intervenção do adulto deve ser feita no sentido de dar forma aos desejos das crianças, proporcionar novos pontos de partida para novas "viagens"»
- "Fio da Meada", Manuela Ferreira


Semanalmente serão registados os momentos mais marcantes nesta rubrica, que será transformada num Diário de Bordo de uma viagem que durará cerca de dez meses e a que demos início na passada segunda-feira.
Alguns companheiros, que connosco viajaram o ano lectivo passado, embarcaram para “outras paragens” (que por acaso ficam logo ali, ao lado da nossa sala) e seis novos companheiros juntaram-se a nós para partirmos à descoberta.
Esta semana revimo-nos e descobrimo-nos. Juntos recordamos, descobrimos e partilhamos “O Espaço”…Afinal é aqui, e a partir daqui, que “viajaremos” pelo Mundo…
Brincamos com os brinquedos, com as conversas, os desenhos, as canções, as histórias dos livros, o escorrega e os baloiços e também com os jogos do computador. Marcamos os nossos lugares nos cabides e no placar dos desenhos. Assistimos a um teatrinho de fantoches, que a Mónica, uma amiga que já esteve também neste JI e que este ano foi para o 5º ano, nos ofereceu num dia em que nos veio visitar... e descobrimos que mora um sapo no nosso “Canteiro” das ervas aromáticas…Nos próximos dias teremos de tirar de lá aquelas ervas, que não sendo aromáticas, durante as férias invadiram o canteiro.
No início da semana também assistimos a alguns vídeos sobre a Gripe A e que nos alertavam para alguns cuidados a ter para na sua prevenção…Nunca nos esquecemos de lavar muito bem as mãos…
Esta semana ainda não tivemos a companhia do nosso amigo Gonçalo…o Agra, mas que virá nos próximos dias…para também participar nas nossas brincadeiras…



Imagem de Johanna Wright
*****Boa Semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário