"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

terça-feira, 7 de julho de 2009

Brincar à matemática...

Como diria o professor João Maia, "Tudo no Jardim de Infância é matemática"...
Foi com esse espírito que, juntamente com a turma da educadora Filipa, do Jardim de Infância de Perelhal, sob a orientação da professora Cristina Alves (Coordenadora do Departamento de Matemática), concorremos com o projecto "Experimentar a matemática no Jardim de Infância", ao prémio "Ciência na Escola" e que resulta de uma parceria entre a Fundação Ilídio Pinho e o Ministério da Educação.
Nesta faixa etária as crianças brincam com a matemática sem "complexos" ... E sem "complexos" deveria ser a maneira como é encarada esta ciência quando é transformada numa "disciplina" e que, no decorrer da vida académica dos alunos, nem sempre obtém os resultados mais satisfatórios. Afinal a matemática é uma ciência que nos acompanha desde as nossas acções diárias mais rotineiras, até às decisões mais complexas da nossa vida.
Às experiências do dia-a-dia do Jardim de Infância, aliamos aprendizagens feitas nas nossas brincadeiras com a professora Cristina Alves e o resultado foi registado no filme que podem ver aqui...

Experimentar a matemática de Cristina Alves em Vimeo.

1 comentário:

  1. Excelente vídeo sobre as grandes aprendizagens na Educação Pré-escolar.
    Parabéns!!!!!!!!!!!! Adorei.

    ResponderEliminar