"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 14 de junho de 2009

Didgeridoo

Na sexta -feira, o Dr. Sérgio, psicólogo do Agrupamento, decidiu fazer uma visita à nossa sala... Mas não veio só...trouxe com ele um instrumento musical que nós nunca tinhamos visto. Chama-se Didgeridoo e tem uma história:

"O didjeridoo (didgeridoo, didji, didge ou yedaki) é um instrumento tradicional dos povos aborígenes da Austrália. Usado e tocado em cerimónias espirituais e rituais de iniciação e cura pelos aborígenes, o didjeridoo é um dos mais antigos e primitivos instrumentos que existe na Terra com cerca de 40.000 anos.
Os didjeridoos tradicionais são feitos de ramos de eucalipto que foram "comidos" no seu interior por formigas brancas ou térmitas, o que faz com que o seu interior seja oco. Outros materiais também utilizados são o bamboo, piteira, plástico, metal e cristal.
Quando soprado através de uma técnica chamada respiração circular, o didjeridoo liberta um som contínuo, único, profundo e rico em harmônicos, que tem o poder de alterar estados de consciência e tem um efeito terapêutico no sistema energético e nervoso." in:sonsquecuram.no.sapo.pt

Descobrimos a Austrália no globo terrestre e os aborígenes num livro da nossa biblioteca e que se chama "Povos"... Neste livro podemos encontrar tantos povos diferentes com quem partilhamos o planeta Terra...


Ouvimos o som do Didgeridoo e o Diogo disse que lhe parecia o som de um navio. O Dr. Sérgio explicou-nos como se tocava e pudemos experimentar... Mas tocar este instrumento não é uma tarefa fácil, pois é preciso uma técnica de respiração que é necessário treinar (respiração circular). Alguns de nós conseguiram que o Didgeridoo emitisse sons e foi muito divertido poder dançar ao som deste instrumento que vem "do outro lado do Mundo".

Sem comentários:

Enviar um comentário