"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 23 de junho de 2012

Videoconferência, "Corrida de livros", entrega de prémios...e trevos de quatro e cinco folhas!

E na nossa primeira semana a "solo", pois terminaram as aulas dos nossos amigos do 1º Ciclo, não estivemos sózinhos...os amigos mais velhos, que estão de férias, apareceram para nos visitar.

Uns vieram pelo seu próprio pé...outros aproveitaram as novas tecnologias e chegaram-nos via Skype... E foi assim que, através do computador, conversamos com a Catarina e o Roberto (irmã e primo da Ana).

E foram os nossos amigos mais crescidos que participaram na nossa festa de entrega de prémios da "Corrida de Livros", com tudo o que um momento solene como este merece... Hino Nacional, medalhas e prémios (livros, pois claro)...

Ao longo do ano as crianças levaram livros da Biblioteca da sala para lerem com a família...
Trinta livros foi o que programamos como número máximo para esta corrida, tendo em conta o número de semanas lectivas que dispunhamos desde o início desta "prova".
Este número foi atingido pela Ana, pela Leonor, pela Margarida, pelo Afonso, pela Beatriz e pelo Pedro (a Beatriz e o Pedro no dia da entrega não estiveram presentes).
De realçar o facto de a Ana ter sido a mais regular nesta corrida, tendo levado apenas um livro todas as semanas, nunca se esquecendo de assinalar no gráfico a sua leitura. Algumas crianças quando faltavam à sexta-feira (em especial as crianças mais velhas), dia em que eram requisitados os livros, tentavam compensar na semana seguinte para não ficarem para trás... E graças ao registo dos pais, ou dos irmãos mais velhos, no dossier que ia e vinha, é que algumas crianças subiram ao pódio, pois contas feitas aos resgistos verificamos que, ao longo do ano, tinha havido alguns esquecimentos de marcação no gráfico... Um "erro" que não devemos repetir...
A Lara como entrou nesta corrida algumas semanas mais tarde não conseguiu atingir o topo, mas foi também uma leitora assídua.
Os registos gráficos feitos pelas crianças, com ou sem ajuda dos pais, dos irmãos mais velhos ou dos avós, são também uma mais valia deste projecto, que tinha como objectivo principal envolver toda a família na leitura não só do livro que tinham nas mãos, mas num momento de "exemplo" e de partilha de afectos que todo este processo envolve.
O orgulho com que algumas crianças partilhavam o seu registo em grupo é indiscritível...e vinha acompanhado de um entusiasmo que contagiava...
A maioria das famílias não descurou este processo, que muito vai contribuir futuramente, de uma forma positiva, no desenvolvimento destas crianças e, por isso, um agradecimento enorme e sincero a todos aqueles que estiveram sempre "por perto". Mas não poderia de deixar aqui um reconhecimento especial aos pais da Ritinha que, sendo ela uma das crianças mais novas do grupo, foram exemplares no preenchimento do dossier, tornando-o numa doce memória futura para a Rita e no qual é notório que também eles se divertiram. O mesmo agradecimento estende-se à avó Lina e ao avó Hilário, que ajudaram a Beatriz a preencher um dossier que tem uma memória por cada história... 




E para que a sorte esteja sempre connosco a Beatriz continua a sua coleção de trevos de 4 folhas... Onde há um com 5 folhas :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário