"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 5 de junho de 2011

Momentos Soltos de Maio

O mês de Maio teve muitos dias para Brincar e foi isso que fizemos. Brincámos com as Mães e com o pai Carlos Sá. “Activamos” um vulcão e festejamos aniversários na sala e na vizinhança. Recebemos a visita  da dona Cecília, que nos ofereceu um manjerico. E o cheirinho do manjerico, não foi o único aroma agradável que sentimos este mês. O cheirinho da alfazema também pairou na sala, quando fizemos um presente para a mãe e bolas de pasta de alfazema.

Cuidamos da horta, do Canteiro da Ervas Aromáticas e a Francisca C. encontrou um pinhão que semeou num pequeno vaso. Espalhámos sementes de relva no Óscar, o nosso ouriço de barro, para lhe tentar fazer crescer os “picos” que ele perdeu. Enchemos saquinhos de sementes de girassóis, que oferecemos a um grupo de amigos madeirenses que durante o ano fez um intercâmbio com os nossos amigos mais crescidos e que durante os primeiros dias de Junhos nos vieram visitar.

Este mês foi muito rico em visitas e tivemos uma muito especial: a Luisinha (ex-aluna do JI) que veio passar um dia connosco e que nos ajudou a encher os balões, onde desenhámos. A Catarina, irmã da Ana Luísa, também veio e trouxe vernizes com que pintou as unhas das meninas mais “vaidosas”. E por falar em “vaidade” houve um grande movimento à volta das contas de várias cores que sobraram do Dia da Mãe (muitas delas trazidas pela Margarida que agora já está no 4º Ano) às quais juntámos as que já tínhamos na nossa sala. Ao longo destes dias produziram-se colares e pulseiras em grande quantidade. 
As pulseiras serviram-nos para brincar com a lateralidade e descobrir o lado direito e esquerdo do nosso corpo. E numa brincadeira, algumas meninas “engessaram” os seus braços (esquerdo e direito) com rolos de cartão.

A Jéssica e o André levaram a “filha” Margarida a acampar e divertiram-se muito nesta aventura. Assim como os meninos e meninas que fizeram graffiti com giz...

E quem se divertiu muito durante este mês foram os adeptos do FCP. Mas neste espaço há lugar para a diversão de adeptos de todos os clubes, por isso benfiquistas, bracarenses e gilistas também apareceram para a brincadeira.
Quem também foi motivo de grande alegria foi o Max. Depois do Bobi do Pedro, a educadora Ana Maria trouxe um cachorrinho, de verdade, para a dona Alice e por isso o Max passou uma tarde inteirinha connosco. A Francisca C. leu-lhe um livro … E como ela o faz com tanto entusiasmo, facilmente atrai bastante público.


Outro leitor que gosta de assistência é o Vitor e por isso gosta de partilhar as suas leituras com os amigos.
E como os livros são um dos nossos brinquedos favoritos, contámos moedas e notas e fomos visitar a Feira do Livro que se realizou na nossa escola.

Os jogos também nos agradam e por isso entre os desportivos e os do computador sobra sempre tempo para os jogos matemáticos.

E para restabelecer as energias gastas nos jogos, nada melhor do que comer um pedacinho da broa da avó da Leonor, umas ameixas trazidas pela Ana Miguel e pelo Vitor e para a “sobremesa” uma gominha das espetadas de gomas que a Jéssica trouxe do casamento do tio, para partilhar com os amigos.

E foi com os amigos do 1º Ciclo que também partilhámos os ensaios para uma apresentação no dia em que a comunidade escolar vai receber o Bispo D. Manuel Linda...


Sem comentários:

Enviar um comentário