"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Rua das Cáries"

"Rua das Cáries" é um livro de Anna Russelmann, que juntamente com a "Aventura dos Alimentos", da mesma autora, me acompanha já há muitos anos. É um dos livros favoritos das crianças e hoje uma das conversas espontâneas do grupo levou-nos até ele...
O Lambão e o Glutão deram o mote para que conversássemos sobre a importância da escovagem dos dentes:

André: Escovo os dentes porque eles ficam sujos e depois custa muito a sair. A minha prima tem uma escova que quando lava os dentes faz barulho (zzzzzzzzzzz). Em minha casa as escovas dos dentes são todas diferentes para eu saber qual é a minha.

Vítor: O meu pai só lava os dentes às vezes, por isso ele tem um dente dourado. Não é amarelo, é mesmo de ouro. Quando eu crescer também vou ter um dente assim. Já fui ao dentista e foi muito fixe, porque lá tem uma coisa que faz cócegas nos dentes.

Gonçalo: Eu lavo os dentes todos os dias e não preciso ir ao dentista. O meu primo tem uma escova, que eu já vi, que tem uma rodinha e depois faz cócegas nos dentes.

Afonso: Eu lavo os dentes todos os dias, a minha mãe, o meu pai, a minha irmã, o meu avô, a minha avó também lavam…Mas o meu cão não, nem a minha cadela…

Beatriz: A minha mãe quer que eu vá ao dentista porque tenho um buraquinho num dente. Mas agora o meu pai está a trabalhar muito longe … na Alemanha, em Espanha e em França e não me pode levar. A minha pasta de casa da avó Lina já acabou e agora tenho outra que é mais fácil de tirar…

Francisca C.: Lavo sempre os dentes de manhã e à noite com pasta sem picante…e nunca me doem os dentes.

Vera: A minha pasta é verde, mas eu não escovo os dentes porque a minha mãe não tem tempo.

Jéssica: tenho uma escova vermelha e branca e um copo. Às vezes a minha mãe ajuda-me porque eu não consigo lavar os dentes lá de trás e ela lava mais rápido… Um dia fui à dentista e ela tirou-me três bichinhos…e não me doeu nada.
As escovas em minha casa são todas diferentes mas usamos todos a mesma pasta.

Pedro: Lavo os dentes antes de ir para a cama. Ponho a pasta na escova vermelha e lavo os dentes sozinho.

Leonor: Eu lavo os meus dentes sozinha, mas a minha mãe está lá sempre a lavar os dela.

João: Já fui ao dentista arrancar dois dentes, porque estavam dois dentes a nascer por trás. Todos os dias lavo os dentes para eles não ficarem sujos.

Joana: Lavo todos os dias os dentes. A minha escova é laranja e a do Filipe é verde.

Francisca D.: Lavo os dentes sozinha, com a escova que está na casa-de-banho. A minha escova está com a do pai, a da mãe e a do meu irmão, porque eles também lavam os dentes.

Margarida: O meu pai lava os dentes comigo, mas às vezes a minha mãe lava os meus dentes…mas não lava os dela.

Ana Luísa: Lavo os dentes sozinha com a minha escova verde e vermelha. A pasta é verde e é minha, da Catarina, da mãe e do pai.

Cantarolamos uma musiquinha para acompanhar o "ilustração" da história...




Sem comentários:

Enviar um comentário