"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Cores, cores e mais cores...primárias e não só.

"As cores primárias ou cores puras são o vermelho, o azul e o amarelo. São aquelas que existem sem a mistura de outras cores, ou seja, não podem se decompor em outras. São assim denominadas por serem as primeiras cores que quando unidas formam outras cores, denominadas secundárias. Assim sendo, as cores secundárias surgem da mistura de duas primárias, enquanto, as cores terciárias correspondem à mistura de uma cor primária e outra secundária."
http://www.todamateria.com.br/cores-primarias/

Hoje foi dia de experimentarmos as cores primárias e a magia que acontece quando elas se abraçam...




E com outras cores também experimentamos outros pigmentos e outros papéis.


As simetrias foram também uma forma de "abraçar" as cores primárias e descobrirmos entre elas cores secundárias.


E é com elas que vamos "carnavaliscar"...



quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Parabéns Beatriz

E a Beatriz é a primeira a chegar ao nº 6.
Hoje, esta foi uma festa cheia de primos e amigos :-)

Um abraço abraçadinho princesinha... que esse teu sorriso brilhe sempre.





Vamos ali à sala ao lado...

...à boleia do Skype.

A Aida veio para a sua visita semanal. Os amigos da Sala Amarela, estavam à espera da nossa visita. Era preciso preparar tudo para os recebermos do lado de cá.
Mas antes de nos ligarmos, ainda houve tempo para umas voltinhas de aquecimento e a Aida ainda pode descobrir o brinquedo que o Rodrigo lhe mostrou. Funcionava como um binóculo e o Rodrigo explicou à Aida, por onde ela poderia ver.


O Lourenço pediu-lhe para nos mostrar o elefante do seu colar.


E para terminar esta sessão de "aquecimento", nada melhor do que uma dança de uma das nossas músicas/vídeo do momento. Da Argentina, os Pim Pau:



E agora é que é... Já estão a "bater à porta". 
"Entrem, entrem amigos."


E a conversa correu de lá para cá e cá para lá. A certa altura os amigos da sala amarela perguntaram à Aida se ela conduzia carro. A Aida explicou-lhes que para isso tem um motorista, que vai variando conforme a disponibilidade da família e dos amigos. Talvez não fosse muito boa ideia ela vir para a estrada ao volante de um carro. Apesar de ela saber que há por aí uns inventores que andam a tentar inventar um carro que funcione com as coordenadas como o GPS. Mas isso ainda irá levar algum tempo, por isso, o melhor mesmo é aproveitar as boleias dos amigos. 
A Margarida queria saber, já que ela não anda de carro, se andava de bicicleta. A Aida contou-nos que teve um namorado que construiu uma bicicleta de dois lugares e que, juntos, fizeram grandes passeatas, mas ela ía sempre atrás...só a pedalar. Quando andava no JI, a filha da professora tinha um triciclo em que ela às vezes andava, com a ajuda dos amigos... e porque conhecia o espaço. É que ela sempre quis fazer tudo o que as outras crianças gostavam de fazer.
Como os amigos da Sala Amarela vêem sempre a Aida sentada, queriam saber se ela tinha pernas e a Aida pôs-se logo em pé... E para perceberem como ela era alta, até lhe juntamos alguns amigos da sala para que os amigos do lado de lá não tivessem dúvidas.

Mas o Henrique queria mesmo saber quanto mede a Aida, pois ele até comparou a sua altura com a imagem projetada na parede. Mas depois descobriram que o tamanho da imagem pode variar e por isso precisavam de outra referência. 
Lembrando-nos da forma como o Henrique mediu o livro, que nos leu a semana passada, decidimos usar o "palmo" da mão como unidade de medida. E para isso fotocopiamos a mão da Aida, que vamos enviar para os nossos amigos, de forma a que toda a gente se meça pela mesma medida.



Mas antes de metermos a mão nesta história, ainda cantamos os Parabéns à Beatriz, que hoje completou 6 anos...


...e os nossos amigos do lado de lá, desafiaram-nos a dançar com eles o "Gangnam Style". E a Aida também alinhou.


Já os desafiamos para a próxima dança. E quem vai escolher a música desta vez somos nós...
Vejam lá conhecem:


Sabiam que o Sebastião Antunes, que fez esta canção, também é cego?

E nesta coisa das danças, os amigos da Sala Amarela, contaram-nos um segredo que vamos pôr em prática e revelar, da próximo vez que nos encontrarmos. Shiuuuuuuu. 

Mas nesta conversa também falamos da personagem de um livro que todos conhecemos e de que gostamos especialmente. O Cuquedo. Ele vai ajudar-nos a levar de cá para lá e trazer de lá para cá uma história que vamos escrever a várias mãos e por isso não vamos poder ficar parados no mesmo lugar. Mas isso ainda é segredo :-)

E chegou a hora de nos despedirmos dos amigos do lado de lá, mas continuar com a Aida do lado de cá.
A Margarida leu-lhe a história do livro onde tinha descoberto uma "Aida" e alguns amigos desafiaram-na a fazer um jogo de encaixe.


Estava quase na hora da Aida regressar a casa e para isso era necessário saber que horas eram. E a Aida mostrou-nos algo que nunca tínhamos visto... Um relógio que fala. 
O relógio da Aida não tem relevo, por isso ela tem de ouvir as horas. E nós também ouvimos... E percebemos que o tempo estava a passar.

Estava na hora de dar um abraço-pinguim à Aida e desejar que ela volte outro dia.
Um dia vamos visitar os amigos da Sala Amarela e levar-lhes todos os "duendes" que moram dentro de todos os objetos que te ajudam.




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ó Aida, viemos cantar-te as Janeiras...





Janeiras

A família no caminho da nossa canção...



Os pormenores que embelezam o mundo...

...e que tantas vezes vemos sem olhar...
Estes foram aqueles com que nos cruzamos hoje, no caminho das Janeiras.

Um par de batentes, umas "Alminhas", um banco de pedra, à sombra de uma árvore sem folhas e um tanque na "rua"...


Os amigos da Sala Amarela vieram à nossa sala...

...via Skype.
Vieram em meias e trouxeram a tartaruga do António...mais pequeno que o indicador do Henrique e que hoje veio ao JI com o seu amigo Leandro.


A magia das letras II


 E para não baralhar, o melhor mesmo é separar as letras dos números...


Quem cortou as nuvens?!!!

Perguntou a Clarinha (4 anos), ao olhar o céu enquanto brincava no recreio, quando viu nuvens "às tirinhas"...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Adivinhas musicais e uma história cantada...

O professor Orlando trouxe adivinhas musicais e cantou-nos a história "Os 9 mandriões".La,la,la,la...


domingo, 24 de janeiro de 2016

A magia das letras

E a propósito de listar os ingredientes para os eu bolo de aniversário, a Beatriz tirou "algumas notas" da receita do Bolo de Iogurte. O Leandro também quis levar a receita para casa e por isso tratou do assunto. 
Mais tarde o Leandro passou "a limpo" uma segunda receita e a Inês, juntou-se a ele para anotar os nomes dos amigos.
Questiono-me porque num mundo ocidental "escrito" em letra de imprensa, porque se insiste tanto, no 1º Ciclo, na aprendizagem e aperfeiçoamento da letra manuscrita?!!!!






"Olha uma Aida!!"

Foi o que exclamou a Margarida quando descobriu uma das personagens do livro "Quem quer  um rinoceronte barato?". 
"Tem óculos e tudo, como a Aida!!" - disse a Margarida.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

"Ver com as mãos, olhar com o coração"...

É o nome do projeto que estamos a desenvolver em parceria com os amigos da Sala Amarela da Enxara do Bispo, em Mafra. Este projeto passou à segunda fase da 13ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho"Ciência na Escola", este ano dedicado à ciência e à tecnologia, ao serviço de um mundo melhor.

Desde o ano passado que o contacto entre os dois JIs é uma constante e este ano decidimos partir para um desafio ainda maior, com algo e alguém que já o ano passado nos acompanhou. 
Aida Sousa é cega e uma grande amiga que nos vai ensinar a aprender a ver com as mãos e a olhar com o coração, porque o Mundo tem tanto para "ver" e que tantas vezes esquecemos de "olhar". 
Hoje demos início às vídeoconferências que nos vão ajudar a vermos e a olhar em conjunto "para aquilo que nos rodeia e que, apesar da distância, se pode tornar próximo e que mesmo não se “vendo” possa ser “olhado”."

A Aida esteve connosco (e neste connosco cabem todos aqueles que o Skype uniu a uma distância de mais de 300kms), a contar um pouco da sua história e da sua vida do dia-a-dia.
O Henrique leu-nos um livro que se chama "A Rainha das Cores" e quando não havia texto, as crianças do "lado de cá" "leram" as imagens para a Aida não perder pitada da história. O Henrique mediu o livro com a palma da mão e o "palmo" foi a unidade de medida para que a Aida visse as dimensões do livro.
Neste momento, os nossos amigos da Sala Amarela aproveitaram para agradecer os presentes de Natal que lhes tínhamos enviado e que pudemos ver que chegaram mesmo ao outro lado. Bom trabalho senhor carteiro.



Depois das despedidas aos nossos amigos do "lado de lá", a Aida passou o resto da tarde a BRINCAR com os amigos do "lado de cá".

Os nossos olhos e as nossas mãos ajudaram as mãos da Aida a ver o nosso jogo novo e ela construiu uma caixa...


~

A Lara, que só conheceu a Aida este ano, está a descobrir a sua cegueira. No início quis mostrar-lhe a nossa "dentadura", que estava em cima do armário. Por isso tentou que a Aida a visse à distância, insistindo em que direção deveria ela olhar. Depois de a Aida ter conversado com ela e lhe ter mostrado os seus olhos, a Lara percebeu que talvez a Aida precisasse de uma mãozinha, ou duas, para ver melhor o que  lhe queria mostrar. 


Mas brincar no recreio era um ponto de honra e lá foi a Aida escada acima e escorrega abaixo... E no final com direito a um "gelado", na loja do Lourenço e da Joana...

Vemos-nos para a semana Aida... 


Há novos motivos de aprendizagem, criatividade e muita diversão...

...com os brinquedos que chegaram esta semana.