"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 3 de julho de 2011

E com sorrisos e abraços dizemos... Até logo...

E estamos a chegar ao fim de uma aventura que durou cerca de 10 meses e que nos juntou durante mais de 1000 horas. Para algumas crianças este foi o seu primeiro ano no JI, enquanto outras já o frequentaram pelo segundo ou terceiro ano.
Foi um ano de partilhas inesquecível com todas, mas não posso deixar de referir a importância de ter partilhado com as crianças que frequentaram o JI pelo terceiro ano consecutivo, metade das suas vidas.

O fim deste ano lectivo é apenas o início de uma nova etapa, intervalada pelas desejadas férias de Verão. Uma nova etapa, que para as crianças mais velhas será mais “nova” do que para as outras. Elas estão prontas para “voar” e é com orgulho que as vejo “bater as asas” em direcção a outras paragens… o que por acaso, no nosso caso, é logo ali na porta ao lado… À excepção da Ana Miguel, que vai voar noutra direcção, mas que para o ano nos virá, com certeza, visitar.

Até terça-feira vamos estar de “malas-feitas” e como produzimos muito durante este ano, vamos precisar de uma “mãozinha” dos Pais que, nesse dia, vêm ao JI para nos ajudar a levar tudo para casa… Inclusive um livro onde estarão compilados todos os textos que durante este ano foram publicados neste Blogue e DVDs com as “fotografias do ano” e os “filmes” que com elas fizemos (por isso antecipamos um pouco as despedidas).

Como Educadora de Infância, espero sinceramente ter levado até às famílias das crianças essencialmente as emoções que se partilham no JI. Emoções que dificilmente se podem afixar nas paredes ou arquivar em capas.
Com os colegas de profissão não partilhei “receitas”, mas tentei partilhar afectos e conhecimentos porque, na minha opinião, é com essa “receita” que se constrói a Educação de Infância.
E para os amigos que por aqui passam, sejam reais ou virtuais, espero que tenham percebido porque gosto tanto de ser Educadora de Infância.

Mas a Educação de Infância é um trabalho de parcerias e por isso gostaria de agradecer:
-À professora Anabela e à professora Sandra, do 1º Ciclo, o verdadeiro significado da frase “articulação entre ciclos”.
-À dona Alice e à Isabel que, para além de nos terem acompanhado em algumas actividades e todos os dias nos terem dado uma ajuda preciosa na limpeza da sala, carinhosamente nos prepararam o lanche da manhã e nos ajudaram algumas vezes a resolver pequenos “acidentes” com a roupa e com os sapatos.
-À dona Elisa que todos os dias nos esperava de manhã cedinho e que juntamente com a Vera (a quem desejamos tudo de bom na sua nova vida), com a dona Lurdes e com a Ana nos apoiaram na hora do almoço e no Prolongamento de Horário.
- À Associação de Pais e à Junta de Freguesia pelo apoio na concretização de algumas das actividades.
-À professora Manuela que nos ajudou a manter a “forma física”, à professora Cristina Alves que connosco trabalhou na sua tese de Doutoramento na área da Matemática e à Educadora Ana Maria que, quando nos visitava, trazia um livro novo para nos ler.
-Aos Pais, parceiros indispensáveis no sucesso desta e de outras etapas da vida dos seus filhos…

E é com sorrisos e abraços que nos despedimos por agora e desejamos a todos os leitores deste espaço umas excelentes férias. 



Nota: No primeiro dia do mês de Julho decidimos cantar os parabéns aos aniversariantes do mês em que começam as férias. A Isabel fez um bolo de chocolate, com a receita da mãe da Ana Luísa, que estava...muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom :o)

Momentos Soltos de Junho

O mês de Junho foi um mês preenchido por muitos acontecimentos, em especial pelas visitas…
Visitamos a nossa coelha Tita Pumba, a Resulima, o Mosteiro de Tibães e os nossos amigos do 3º e 4º Anos…E fomos visitados pelos amigos madeirenses, pelos amigos do 1º e 2º Anos, pelo Bispo Dom Manuel Linda que foi acompanhado nesta visita pelo Padre João e os membros da Junta de Freguesia, e no dia 17 fomos visitados pela nossa família, que veio à escola participar connosco numa divertida festa… A professora Manuela veio dar-nos uma aula de ginástica onde se juntaram a nós os amigos do 1º Ano. A professora Manuela Viana veio à nossa sala para nos cumprimentar e ouvir a Francisca C. a “ler”, e a professora Cristina Alves, que durante o ano fez connosco muitos jogos matemáticos, também nos leu uma história do Noddy. Quem nos veio também visitar, foi a Cristiana, que este ano terminou o 7º Ano, mas que quando era mais pequenina frequentou o nosso JI. E para finalizar este ciclo de visitas, fomos agradavelmente surpreendidos, via Internet, pelo Skype, pelos amigos da Enxara do Bispo e pelo seu Educador de Infância, o Henrique…

Este mês tivemos também os aniversários da Francisca D. e da Isabel e comemos gelados duas vezes…no Dia Mundial da Criança e no dia em que os nossos amigos do 1º Ciclo se despediram da escola para ir de férias. 
Nestes dias as bocas ficaram maiores e mais lambuzadas… Mas nós não gostamos só de coisas doces que, se comidas em grande quantidade, sabemos que nos podem fazer mal. Por isso, este mês também foi um mês em que comemos muita fruta, que também é docinha e que podemos comer sempre que quisermos.

E para nos mantermos em forma também fizemos muito exercício físico, não só no Parque Infantil, mas especialmente dentro de água, na piscina que montámos no recreio e que partilhámos com os nossos amigos do 1º Ciclo, que durante o período de férias frequentam o ATL.

Como podem ver, temos muitas fotografias, pois a máquina fotográfica disparou em muitas mãos diferentes…


sábado, 2 de julho de 2011

Corrida de livros

Em final de Outubro demos a partida para uma corrida muito especial…
Integrada no Projecto “Ler em vai e vem” (Ler+), semanalmente, à sexta-feira, as crianças levaram para casa um livro para ser lido em família. Esta semana cortamos a meta desta corrida de livros… e vários factores (falta das crianças, ou “falta de tempo” dos Pais que precisaram mais do que uma semana para ler o livro) fez com que nem todos os participantes cortassem a meta com o mesmo número de livros lidos.
Ao longo destes meses foi preenchido um gráfico que permitia perceber quem se ia destacando, ou quem ia perdendo terreno, na pista das histórias…

Ontem todos foram premiados com certificados, canetas e blocos, porque todos estavam de parabéns. Mas o mérito também se premeia e por isso foram entregues medalhas aos cinco leitores que alcançaram um lugar no pódio.

Desde já gostava de agradecer aos Pais que, em casa, sei que preencheram o dossier dos livros que lhes foi entregue no início deste projecto. Houve até Pais que reclamaram por mais folhas, pois as que levaram não chegaram para registar todos os títulos, temas e palavras novas de cada livro que partilharam com os seus filhos. Para vocês aqui fica um agradecimento muito especial, pois incentivaram os vossos filhos a gostar de ler e de aprender…

Na sala do JI, os livros foram sempre um dos “brinquedos” favoritos das crianças, que até hoje não esqueceram o conselho sábio da avó Cecília … Os livros são muito importantes porque nos contam histórias e ensinam-nos muitas coisas que devemos saber…

E para terminar gostaria de contar uma história protagonizada pelo Vitor (que já o ano passado transformou a Biblioteca da sala na sua “loja”) e que ontem partilhou o 1º lugar do pódio com o André … com 30 livros lidos.
Os livros não iam só do JI para casa. Também havia livros que vinham de casa para a sala, e um dia o Vitor trouxe um livro do “Cars” de casa. Todos os livros que foram trazidos de casa, foram lidos na sala do JI, por vezes até pelas crianças que os traziam e já sabiam a sua história. Na altura perguntei ao Vitor se queria ser ele a “lê-lo” e ele disse que não, pois ainda ninguém lho tinha lido… E por isso ele o tinha trazido, pois queria requisitá-lo para que a mãe e o pai não adiassem mais a sua leitura e lho lessem já nesse fim-de-semana…

Boas leituras para todos…


sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Piscinando"...

Esta semana a água foi a rainha das nossas brincadeiras... 
Depois de enchermos as piscinas que já há alguns anos existem na escola, com o compressor que o pai da Margarida e do Miguel nos emprestou, percebemos que, entre furos por onde saía  ar e outros por onde saía água, aquelas piscinas não iriam resistir a tanta brincadeira. 
Por isso a Associação de Pais ofereceu uma piscina novinha, e sem furos, que durante estes dias partilhámos com os nossos amigos do 1º Ciclo que frequentam o ATL... E tem sido uma diversão...
Hoje, para "aquecer", fizemos uma "batalha" de balões de água e enchemos a piscina com bolas de plástico coloridas.
E como sabemos que temos de nos proteger do Sol, nunca esquecemos de usar o protector solar...podemos é esquecer-nos de o espalhar... :-)