"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 29 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 11

"As crianças são 80% coração e os adultos são 80% intelecto (razão)… Rir é o melhor remédio. Rir é viver..."
Miquel Beltran i Carreté
Mais uma semana cheia de movimento…

Nasceu a Beatriz e agora o Filipe já é o “irmão mais velho”.
Depois dos 50 anos da dona Alice chegaram os 5 anos do Gonçalo.

Mas foi o início do projecto “Natal Ecológico”, promovido pelo Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal, e que este ano elegeu o Boneco de Neve como figura principal, que ocupou grande parte do nosso tempo.
Numa perspectiva ecológica, decidimos reciclar as toalhas de papel com que limpamos as mãos e transformá-las em pasta de papel. Esta pasta serviu para imensas coisas. Depois de picado o papel com a varinha mágica e retirada a água onde ele ficou de molho, uma parte foi misturada com cola e transformada em papel machê, que modelamos, e outra parte serviu para fazermos novas folhas de papel.

E aqui abro parêntesis para deixar um agradecimento especial à Luciana, com quem já trabalho há alguns anos e que está sempre por perto. É bom partilhar um trabalho que, mesmo orientado por mim, depende, em grande parte, do entendimento e cumplicidade profissional entre uma Educadora de Infância e uma Assistente Operacional.

A partir de um desafio da Biblioteca da EBI, carimbamos as nossas mãos e agora vamos enchê-las de desejos…
E um desses desejos é poder ajudar a oferecer um Natal mais quentinho a quem precisa de ajuda para obter algum conforto. Juntámo-nos aos “Amigos da Montanha” e ao seu projecto “Ambiente Solidário” de angariação de produtos alimentares, vestuário, brinquedos e livros.
Por isso Pais, esperamos que também vocês dêem "uma, ou duas, mãozinhas". :o)

Vamos, no Natal, ensinar as crianças a serem solidárias…todos os dias do ano.


 
*****Boa semana Amigos*****

sábado, 28 de novembro de 2009

Pequenos fotógrafos...e grandes fotografias...

A fotografia que ilustra este blog é de autoria partilhada entre mim e o Filipe que, acidentalmente, disparou a máquina quando a passava das minhas mãos para as dele... porque ele queria tirar uma fotografia à joaninha.
Muitas das fotografias aqui utilizadas são da autoria das crianças que, frequentemente, se "passeiam" com a máquina pela sala. Não sendo eu uma "entendida" em fotografia, há imagens que olho de uma forma especial...
Esta também é da autoria do Filipe...

“Vitaminas e Companhia”


Uma alimentação diversificada e equilibrada é fundamental na ingestão de vitaminas essenciais à vida. Assim, entre outros alimentos, podemos encontrar a vitamina A na gema do ovo, uma das vitaminas B no peixe, a vitamina C na laranja, a vitamina D no leite, a vitamina E no feijão, a vitamina K na couve e a vitamina Lnos livros. Pois é, Ler faz bem à saúde e a pensar nisso recomendo a todos os Pais que uma história faça parte da “alimentação diária” da criança.

Para ajudar nesta “ementa equilibrada”, todas as sextas-feiras, as crianças do JI levam para casa um livro que lhes deve ser lido pelos pais ou por um irmão, ou irmã, que já saiba ler, as vezes que lhes apetecer, e que deverá ser devolvido até quinta-feira da semana seguinte.

E para que a vitamina L seja ainda mais eficaz, deve ser ingerida juntamente com a vitamina R. Para isso basta que, quem lê a história, se disponha a partilhar com a criança um Registo no seu caderno do “Saco dos Recados”.

Caso os pais achem este suplemento vitamínico muito “complicado” aconselha-se que ingiram vitamina T e vão ver que já vai haver Tempo para um momento de partilha de afectos que ajudará a criança a crescer mais forte e saudável.

Esta semana brincamos com as letras que se juntam para construírem palavras e que se podem unir para formar frases, e identificámos o espaço onde são deixados os livros que regressam à sala, depois de terem passado uns dias em casa de cada uma das crianças.

 



Até há alguns dias o espaço reservado aos livros era designado por "Biblioteca", mas um dia destes o Vitor, que regularmente tem o cuidado de arrumar os livros nas parteleiras, disse-me: "Esta é a minha loja."... E agora, carinhosamente, a Biblioteca transformou-se na "Loja do Vitor"...


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Parabéns Gonçalo


E já lá vão 5...
Um abraço cheio de beijinhos...


terça-feira, 24 de novembro de 2009

O irmão mais velho...

Hoje nasceu uma menina chamada Beatriz, que escolheu o Filipe para ser o seu irmão mais velho...

Um abraço cheio de beijinhos para toda a família...aqui retratada pelo Filipe e que não se esqueceu da chupeta da Beatriz...

sábado, 21 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 10

(Na EPE) “Não é importante que a criança capte toda a informação que a rodeia, mas sim que se familiarize com diferentes contextos.”
Carlos Gallego Lázaro
Na segunda-feira regressamos à nossa sala, já com novos placares…De tão novos que eram até parece que estávamos com receio de os “espetar”. Mas era necessário reorganizá-los, uma tarefa partilhada por todos, e na terça-feira os espaços já começaram a ficar mais preenchidos.

Depois do aniversário da dona Alice, foi o aniversário da Filipa que, todos os dias ajuda os mais pequeninos na hora do almoço e os acompanha no Prolongamento de Horário.

Finalmente chegou um dia de Sol. Mesmo no dia em que a Cláudia e a Ivone, do Gabinete do Ambiente, vieram mostrar um filme sobre “A Energia”. Esta sessão de informação era orientada para os nossos amigos do 1ºCiclo, mas nós também fomos “espreitar”.
Há tarde, aproveitamos o Sol e a “energia solar” para brincar com a areia, no Parque Infantil e encher o nosso Compostor de folhas secas, caídas das árvores do nosso recreio.

O Ricardo também trouxe algumas folhas que apanhou no caminho para a escola e, juntando-lhe algumas do nosso recreio, decidimos construir uma árvore para “guardar” aquelas folhas de Outono, pois não tarda chega o Inverno (às vezes até parece que já por cá anda) e vai varrer todas as folhas das árvores que circundam a nossa escola.

Lemos dois livros que falavam de ovos: “Os ovos misteriosos”, da Luísa Ducla Soares e “A mamã pôs um ovo” de Babbete Cole…O primeiro conta-nos a história de uma galinha que decide fugir do galinheiro e gerir os ovos do seu próprio ninho. Mas, depois de ter colocado o seu ovo, misteriosamente, aparecem-lhe mais quatro ovos no ninho, todos diferentes e dos quais nascem também animais diferentes que ela decide adoptar. Mas os "ovos" não são exclusividade dos animais ovíparos (animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo, sem ligação com o corpo da mãe) e a mamã também “põe” ovos… Foi isso que descobrimos no segundo livro: como nascem os bebés…e todos os outros mamíferos (animais vertebrados, de "sangue-quente", que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes.)
O Gonçalo levou este livro para casa, para ler com a tia...que está grávida.

E por falar em mamãs que “põem ovos”, a irmãzinha do Filipe deve estar quase, quase a nascer…




*****Boa semana Amigos*****

Arquitectos e Engenheiros

Tudo começou numa conversa com a mãe do Filipe, sobre a sua "dificuldade" em "conduzir" a tesoura pelas "estradas" do recorte...Então decidimos fazer linhas rectas, em ziguezague e ondas, em folhas inutilizadas pela impressora, e o Filipe teve "aulas de condução". Revelou-se, afinal, um bom "condutor" de tesouras e com os "souvenirs" das suas "viagens" na mão, resolveu tornar-se arquitecto (desenho do projecto) e engenheiro (cálculos para a construção)... e pôs "mão-à-obra"...
Depois...Bem, depois foi um "rio" de trabalhos e um "mar" de surpresas... agradáveis.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Parabéns D. Alice



Hoje a Dona Alice fez 50 anos e nós quisemos dar-lhe um imenso abraço.
A trabalhar nesta escola há cerca de 25 anos muitas crianças cresceram consigo. Algumas das crianças que nesses tempos foram alunas, hoje são o pai, ou a mãe, das crianças que frequentam esta escola. Alicinha e Tia Alice, são formas carinhosas de tratar a pessoa que lhes ralha com carinho, que os abraça e que lhes aquece o leitinho...
Os mais pequeninos ofereceram-lhe umas meias quentinhas e os mais crescidinhos inundaram-na de desenhos, corações e textos, mesmo que com erros ortográficos, carregadinhos de afecto.
Até a Mónica, que passou pelo JI dois anos e quatro pelo 1º Ciclo e agora já está no 5ºAno, e a sua mãe Leonor, que conheceu a Alicinha quando era pequenina, não quiseram faltar... A Mónica, com o seu doce sorriso, tirou do bolso um postal em que escreveu este texto delicioso:
«Parabéns»
"Parabéns,sou livre de lho dizer, sim!
Como uma borboleta, sou livre.
Parabéns, por 50 anos que faz.
De pequenina me viu, de pequenina me educou, nessa escola de pequeninos, mas eu creci e dessa escola saí.
Mas a Dona Alice também cresceu, mais um aninho e 50 agora se deu, de tantos anos que passaram e agora aqui estou eu. De grande que estou dessa escola saí eu. de juntas ficamos separadas, eu de si e você de mim, mas dos seus anos não esqueci e aqui tem um postal, uma lembrança! Para si!"  Mónica

Mas as delícias gráficas e literárias não se ficaram por aqui:

O Roberto, do 3ºAno, escreveu assim:
"Obrigado Dona Alice por me ter ajudado a crescer. Eu sei que às vezes tenho sido mal comportado consigo, mas gosto de "bocê" muito...Como gosto da minha mãe."

O Diogo, do 4ºAno foi mais poético e numa curta frase definiu a aniversariante:
"Dona Alice, a mais bela poeta de todas as empregadas."

Aqui ficam umas fotografias, para mais tarde recordar...

Click to play this Smilebox slideshow:
Create your own slideshow - Powered by Smilebox


Um abraço cheio de beijinhos (Dona) Alice...

Pegadas de Dinossauro...


Foram encontradas pegadas de Dinossauro na nossa sala...


 


Depois de muitos pesquisarmos sobre a origem destas pegadas, descobrimos o mistério...




O Gonçalo F. adora as suas botas de Dinossauro :o)

sábado, 14 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 9

Esta semana estivemos na maioria dos dias “desalojados” do nosso espaço habitual e “abrigados” na “vizinhança”… A colocação dos novos placares na nossa sala obrigou-nos a passar grande parte da semana, entre a sala do ATL e a Sala Azul (que neste momento parece um “pavilhão multi-usos).
Com algumas das histórias desta semana já contadas, aqui ficam as que faltavam contar: uma delas é sobre o novo visual da Ana M., que esta semana trouxe uns óculos do pai e que agora já não têm lentes. Este acessório fez sucesso entre as amigas e a Ana não os tirou, nem na “Caça ao Tesouro” feita com a professora Manuela, na aula de ginástica

A Jéssica ficou encantada a ver-se (vezes sem conta) no filme do “Perfeito Coração”, postado aqui no blogue dias atrás.

Há mais umas coisas para contar e “obras” para mostrar mas ficarão para um outro post nos próximos dias…que terá o título “Arquitectos e Engenheiros”…


Agora fiquem com este cubo cheio de magia...


*****Boa semana Amigos*****

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Amor que se leva para casa...

...ou se traz para o Jardim de Infância, pode simplesmente ser transportado num cartucho cheio de castanhas quentinhas ...

Parece que a tradição já não é o que era e, neste dia de S. Martinho, o céu cinzento e os chuviscos ocuparam o lugar do esperado Sol... Por isso utilizamos na cantina, orgulhosamente, os cartuchos que com muita criatividade os Pais, ou os irmãos mais velhos, ajudaram a fazer. E assim comemos as castanhas quentinhas que foram assadas no forno do fogão da nossa cozinheira...

Click to play this Smilebox photobook:
Create your own photobook - Powered by Smilebox

 Um fadinho para o S. Martinho :-)
"O Homem das Castanhas" - Carlos do Carmo

"Quem quer quentes e boas, quentinhas.
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais amor p'ra casa."

"The very hungry caterpillar"

Ontem lemos um livro em inglês "The very hungry caterpillar" ("A lagartinha comilona"), escrito por um senhor chamado Eric Carle, há já quarenta anos.



Estivemos a experimentar algumas palavras em inglês e o Miguel já conhecia a palavra ... "butterfly"...

sábado, 7 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 8

“Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura…”
Fernando Pessoa

Cada dia que passa, olhando para o que está perto, vamos tentando ver mais longe, partilhando o que vemos e sabemos. E quando, sozinhos, não conseguimos ver tudo aquilo que gostaríamos, pedimos ajuda… E foi isso que aconteceu. O Ricardo queria ver a torre dos tubos de cartão a tocar no tecto e como a sua altura não era suficiente para concretizar o seu desejo, nem a minha, lembrámo-nos que o professor Nuno nos poderia dar uma ajudinha… E assim foi… Com a nossa ajuda, e a de uma cadeira, o professor Nuno ajudou o Ricardo a construir uma torre “até ao tecto”…






O Magalhães e o “Perfeito Coração”

A Jéssica trouxe mais uma vez o computador “Magalhães”, do irmão Bruno que, já estando no 5º ano, diz que agora o computador também é um bocadinho dela…o que a deixa muito feliz
E é sempre num tom de felicidade que a Jéssica partilha com os seus amigos os seus conhecimentos informáticos. Desta vez a demonstração passou pela ida à pasta das músicas, para ouvirmos a canção “Gaivota”, do projecto “Amália Hoje”, que a Jéssica tanto gosta de cantar... Ora oiçam lá…


"Magalhães"...e o "Perfeito Coração"... from Cristina Pinto on Vimeo.


Novidades Matemáticas

O Filipe trouxe seis bolas, três de golfe e outras três de tamanhos idênticos, mas com características diferentes, que nos permitiram experimentar também diferentes conceitos: mole/duro, leve/pesado, salta muito/salta pouco.
Mas ele trouxe também um jogo de “conjuntos” igual a um que temos na nossa sala, mas ao qual falta uma peça. Descobrimos que no do Filipe faltavam duas peças….mas se lhe emprestássemos as peças que lhe faltavam já poderíamos fazer um jogo completo…Completámos o jogo do Filipe e no nosso passaram a faltar 3 peças…porque 1+2=3…








É tão bom vê-los crescer…

A Cristiana esteve comigo no JI durante dois anos e agora já está no sexto ano… Mas isso não a impede de, de vez em quando, por vezes na companhia da Beatriz, vir fazer-nos uma visitinha. E na festa do “Dia das Bruxas” elas também apareceram.
É muito bom sentir que, mesmo crescendo, aqueles “pequeninos” de há uns anos atrás gostam de voltar … São estas as nossas “medalhas”…
Mas ela não veio “só”… trouxe o seu computador …
Aproveitámos para ver uma história que o nosso amigo Henrique, que agora já não está na Póvoa da Galega, mas que continua numa sala amarela, nos enviou por e-mail: O incrível rapaz que comia livros, já publicada aqui no post do dia 19 de Junho.

A Cristiana mostrou-nos também a história “O Nuno escapa à gripeA”, que prendeu tanto a atenção dos mais pequeninos que, na hora de ir embora, os avós, que entretanto chegaram, também lembraram que é importante termos alguns cuidados simples para nos prevenirmos deste vírus malandreco, que não gosta nada de água…Por isso nunca podemos esquecer de lavar as mãos várias vezes ao dia…





Afectos soltos …


Click to play this Smilebox slideshow:
Create your own slideshow - Powered by Smilebox

Mas se há afectos soltos que nos ajudam a crescer, outros há que “seguramos” com carinho…



*****Boa semana Amigos*****

domingo, 1 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 7

“A cidadania global, a educação e a sociedade em fusão, são os valores transversais da interculturalidade social do mundo de hoje, que se pretende integradora, equitativa, justa, responsável e solidária, de modo a manter as diferenças sem subalternizações nem sobreposições e intolerâncias.”

Apesar de termos a festa do "Dia das Bruxas" agendada para sexta-feira, esta foi uma actividade que pintou todos os dias desta semana…mas ainda houve espaço para muitas outras cores…

“A Matemática das Nozes”


Lembram-se da noz gigante que o Ricardo trouxe? Pois esta semana ele trouxe mais 8 “nogões”…parece que é assim que se chamam estas nozes, que afinal não são um fenómeno, mas sim uma espécie ”prima” das nozes que habitualmente comemos.
Com estas nozes fizemos muitas “contas”: contámos, adicionámos, subtraímos e dividimos, conseguindo contar oito nozes de muitas formas diferentes. Fizemos pares e percebemos que se juntássemos a noz que o Ricardo trouxe fazíamos um número ímpar… o nove.
Quando alinhámos 4 nozes bem juntinhas de um lado e do outro lado alinhámos 4 nozes mais afastadas, todos achavam que o conjunto das nozes mais afastadas tinha mais nozes, pois era “maior”…O André até quis provar esta “teoria”, colocando o braço entre os dois conjuntos para provar que o 1º conjunto “só ia até ali” ficando duas nozes do 2º conjunto fora deste alinhamento. Só quando fizemos a correspondência unívoca, perceberam que afinal cada conjunto só tinha 4 nozes. Algumas crianças ainda não ficaram muito convencidas com esta explicação, por isso havemos de fazer mais vezes este “truque”.
Depois medimos a noz e o “nogão” e registámos as medidas…




Que calorzinho bom...

Aproveitamos ao máximo as tardes serenas e quentinhas desta semana para brincarmos muito no espaço exterior...foi mesmo bom brincar com a areia (das obras que nunca mais têm fim), puxar os carrinhos e cantar uma canção ao caracol, que há dias anda a tentar subir uma parede...Pensamos que ele pode ter adormecido, porque nestes últimos dias parece não ter saído do sítio.
Também entrançamos as fitas da porta e agora temos as tranças da Rapunzel...
"As Bruxas também precisam de Cálcio"
Não sendo o “Dia das Bruxas” uma tradição portuguesa, de uma forma lúdica, aproveitámos esta personagem de muitas das histórias que agradam às crianças, e transformámos esta festa num momento especial. A Vera, a monitora do Prolongamento de Horário, pintou, magnificamente, um painel alusivo ao tema. O Drº Sérgio, psicólogo do Agrupamento, também veio dar uma mãozinha. Os professores de Inglês e Música, das Actividades Extra Curriculares (AEC), organizaram um momento em que a língua inglesa e a música se cruzaram e transformaram a canção “This is Halloween”, do filme “O Estranho Mundo de Jack”, de Tim Burton, num pequeno musical, que as crianças do 1º Ciclo apresentaram aos seus colegas do Jardim de Infância. No âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde”, os mais pequeninos retribuíram com um trava-línguas que adaptamos do cancioneiro popular:
A bruxinha desta história
Bebe o leite pelo copo…
Copo, copo, jericopo,
Jericopo, copo cá;
Quem não disser três vezes
Copo, copo, jericopo,
Jericopo, copo cá,
Deste leite não beberá.

E também com a canção da “Vaca Leiteira”:



E porque as Bruxas também precisam de cálcio, neste dia foi confeccionada uma receita onde o leite foi o ingrediente principal… No Dia das Bruxas houve Leite-creme no lanche da tarde…e muita diversão.




*****Boa semana Amigos*****