"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 31 de maio de 2009

"O Pássaro da Alma"...

...um livro que fala de sentimentos e emoções, colocado neste blog através do programa Calaméo.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

"O recontar das histórias"

Este livro foi construído através do programa Tikatok, e foi escrito por uma turma do 8ºano e ilustrado pela nossa turma da EPE... Chama-se "O recontar das histórias" e para o ler basta "desfolhá-lo"...

sábado, 23 de maio de 2009

Escola Móvel de Trânsito

No passado dia 19, o Gabinete de Ambiente trouxe à nossa escola uma sessão de (in)formação sobre "Crescer em Segurança".
Num circuito montado no espaço exterior, todos pudemos experimentar como devemos circular na estrada e quais as regras a respeitar quando andamos de bicicleta...Pedalando em segurança...


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Semeando notas de música... com abraços... e alegria.

Sérgio Godinho - "Abraços"


Deolinda - "Fon-Fon-Fon"

domingo, 17 de maio de 2009

sábado, 16 de maio de 2009

Lenda do Galo de Barcelos


«Ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade, anda associada a curiosa lenda do galo. Segundo ela, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, por não se ter descoberto o criminoso que o cometera.
Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cumprimento duma promessa; que fosse fervoroso devoto do santo que em Compostela se venerava, assim como de São Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou:
-É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

Risos e comentários não se fizeram esperar, mas pelo sim e pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível, tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem de corda ao pescoço, mas o nó lasso, impedindo o estrangulamento. Imediatamente solto, foi mandado em paz.

Passados anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor à Virgem e a São Tiago.»

Uma "Flor" para o fim-de-semana...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Escrever na Web

Escrever é algo que se aprende, não só a fazer, mas também a gostar.
Por isso esta ferramenta pode ser uma boa forma de começar a "brincar" com as letras que constroem palavras, palavras que constroem frases e frases que constroem textos...
...Textos que se lêem...para nós e para os outros...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio

No próximo dia 18, comemora-se o Dia Internacional dos Museus.
Os museus são um espaço onde se guardam Estórias e História que, a partir do passado, nos acompanham no presente e projectam no futuro.

Já diz o ditado que "De pequenino se torce o pepino", por isso é importante que desde cedo se incentive os mais novos a visitar e a interagir em espaços que lhes permita uma viagem no tempo, nos hábitos e costumes, na ciência e/ou na arte que se espalha pelo Mundo.
Por isso fica a proposta para que, no próximo fim-de-semana, comecem por visitar um museu de Barcelos que irá fazer as delícias dos mais pequenos. Um museu em que cores e formas se misturam numa das mais importantes artes da região ... a Olaria.
Mas a Fundação de Serralves e o Museu do Papel têm também outras sugestões que, não sendo longe, poderão também fazer parte do programa familiar do próximo fim-de-semana ... e assim comemorar também o Dia Internacional da Família.
Caso queiram viajar virtualmente até Amesterdão poderão visitar o Museu de Anne Frank e conhecer a história de uma família que, durante dois anos tentou sobreviver aos horrores do holocausto, no interior do anexo de uma casa no centro da cidade.
Boas visitas ... em família...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Livros para os Amigos...

A mãe da Vanessa e da Letícia falou-nos no pedido que as professoras belgas lhe tinham feito, relativamente ao desejo de terem na Biblioteca da escola livros portugueses.
Juntamos sete livros que enviamos hoje pelo correio.
A sua escolha teve a ver com o facto de serem de autores portugueses, ou de personagens conhecidas pelas crianças, quer cá, quer lá, ou serem títulos mundialmente conhecidos...e também pelo tamanho e peso... São eles:
"O macaco do rabo cortado e outras histórias", António Torrado;
"Direitos da Criança", Maria João Carvalho;
"Meu bichinho, meu amor", Luísa Ducla Soares;
"Os irmãos Koala - A viagem da Miti";
"Rapunzel" - Livro+CD;
"O Principezinho", Antoine de Saint-Exupéry:

Antuérpia fica no Norte da Bélgica e a população que habita esta região do país são os flamengos, de origem germânica, e falam o neerlandês…Como não conseguimos nenhum dicionário de português/neerlandês, enviamos um "Dicionário por imagens de Português/Alemão", que esperamos possa ser útil.
Como a mãe da Marta, que é professora de Educação Física e à quinta-feira vem connosco fazer “ginástica”, já morou na Alemanha leu-nos algumas palavras em alemão deste dicionário que tentamos repetir … mas nem sempre com sucesso …

Muitos beijinhos para a Vanessa, para a Letícia e para os seus pais… e boas leituras...

Nestes sites podem obter informações sobre a Bélgica e Antuérpia...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Olá Vanessa...Olá Letícia... Olá amigos da Sala Amarela...

Hoje fizemos uma vídeo-conferência com as nossas amigas Vanessa e Letícia que agora moram em Antuérpia.



Foi muito bom revê-las, depois de mais de quatro meses de saudades.
Elas gostam muito da sua nova escola e estão muito animadas agora que estão perto da mãe e também do pai…
Ficamos muito felizes por elas estarem bem e mostrámos-lhes a Titó, ou o Titus, ainda não sabemos muito bem, pois ainda não conseguimos descobrir se o filho da Tita e do Toninho, que ficou connosco até hoje, é uma fêmea ou um macho.



Também lhes mostramos os livros infantis portugueses que lhes vamos enviar, para oferecerem à Biblioteca da sua nova escola…

Mas hoje Antuérpia, na Bélgica, não foi o único destino a que chegamos, através do MSN… Também “visitamos” os nossos amigos da Sala Amarela e o Henrique, na Póvoa da Galega, em Mafra, através do Skype, com quem nos correspondemos desde o início do ano lectivo. Também eles puderam ver a/o nossa/o coelhinha/o castanha/o…e contaram-nos, com tristeza, que o seu hamster “Pim Tarolas” e a sua coelha selvagem “Tarolas Pim” tinham morrido há alguns dias. Entendemos a sua tristeza, pois também nós ficamos tristes por termos perdido um dos nossos animais de estimação.
Se eles estivessem mais perto de nós poderíamos ter-lhes oferecido a Titó, ou Titus, (havemos de descobrir um destes dias) para que cuidassem da/o coelhinha/o, mas como eles estão numa escola que fica um pouco longe da nossa, a Aninhas levou-a/o para junto da irmã Rosinha, que agora mora na casa da sua avó... e assim elas/es vão ficar muito felizes juntas/os, pois é bom estar junto daqueles que gostamos...nem que seja virtualmente e por apenas alguns instantes...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tita Pumba de novo apaixonada... Tobias é o seu novo amor...




Tita Pumba é a nossa coelhinha, que desde Setembro mora no nosso Jardim. É uma coelha branca, que foi trazida pela Vanessa e pela Letícia, com pouco mais de dois meses. Estas nossas duas amigas agora moram na Bélgica, juntamente com a mãe e com o pai, que já há algum tempo lá trabalha.
Entretanto a Tita cresceu e enamorou-se por um coelho muito elegante, de olhos azuis e de lindo pelo castanho claro e branco, de nome Toninho. Desta relação, em Março, nasceram nove lindos coelhinhos. Destes nove coelhinhos, todos parecidos com o pai, um morreu no dia em que recomeçaram as aulas, após as férias da Páscoa. O Toninho, que no Dia do Pai veio conhecer os seus filhos, teve de ir para longe e a sua relação com a Tita terminou.
Durante estes dois meses os coelhinhos cresceram e tornaram-se nuns coelhinhos muito independentes…é que o Jardim de Infância faz bem…até aos coelhos.
Resolveram que estava na hora de “sair de casa” e morar, separadamente, em casa dos amigos que fizeram no Jardim de Infância.
Criada esta ninhada, e prestes a ficar de novo sozinha, a Tita resolveu refazer a sua vida quando conheceu o coelho Tobias. Novamente o amor aconteceu na vida da Tita. Desta vez a sua paixão recaiu num coelho igualmente bonito, com muito pelo branco e cinzento escuro…e também ele de olhos azuis. Segundo a Juliana ... é mesmo “uma coincidência!!!”

Vamos lá ver se daqui a um mês irão haver mais “coincidências”…

"Matematicando - Padrões e Sequências"

Hoje voltamos a “matematicar” com a professora Cristina Alves, que uma vez por semana vem connosco brincar à Matemática.
Esta actividade semanal está integrada no projecto “Experimentar a Matemática no Jardim de Infância”, que representa o nosso Agrupamento no programa “Ciência na Escola”, promovido pela fundação Ilídio Pinho e pela Direcção Regional de Educação do Norte.
Depois do “Número mágico do dado – o sete”, do “Jogo da Glória da Alimentação”, com a leitura da tabela de dupla entrada, das “Capacidades e Volumes”, hoje foi o dia dos “Padrões e Sequências”…



domingo, 3 de maio de 2009

Dia da Mãe

Foi com esta mãe "cheia de sementes" que o Gonçalo F. retratou a sua mãe...

Na quinta-feira passada, mães e filhos/as partilharam brincadeiras num espaço em que, todos os dias da semana, os mais pequeninos constroem as suas aprendizagens...
Obrigada a todas as mães e pais que estiveram connosco e que connosco brincaram … porque todos os dias são bons para dedicar às pessoas que nos são especiais.





E porque a mãe está sempre lá quando precisamos dela, aqui ficam imagens do filme “O Urso” de Jean Annaud, que ganhou o César de Melhor Filme Francês em 1988:

"O Urso"

Dia Mundial da Dança (29 de Abril)


Na nossa escola, no dia 29 de Abril, também se comemorou o Dia Mundial da Dança.
Foi com a professora Maria, a Fada da Dança, que nestes dois últimos anos nos tem trazido o gosto por esta forma de arte, que neste dia “miúdos” e “graúdos” festejaram… dançando…
A variedade de ritmos, aliados às coreografias ou à liberdade dos movimentos, permitiu a todos experimentar o prazer de dançar.
Dançar é partilhar e faz bem à saúde …




Obrigada Maria pelas sementes que tens espalhado no nosso Jardim ... ao sabor da música e da dança...